Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMA DE FORMAÇÃO

Governo do Amapá realiza curso de Atendimento ao Cidadão e Boas Práticas na Administração Pública, em Macapá

A capacitação integra o programa de formações da Escola de Saberes voltado ao aprimoramento das competências dos servidores públicos.

Por Ana Anspach
23/10/2025 10h35
Os servidores participaram do curso “Atendimento ao Cidadão e Boas Práticas na Administração Pública”

A iniciativa do Governo do Amapá, sob a gestão da Escola de Saberes da Administração Pública (Esap), em capacitar servidores com o tema “Atendimento ao Cidadão e Boas Práticas na Administração Pública”, é fundamental para transformar a relação entre o serviço público e a população.

Os principais destaques da qualificação, que tem o foco no cidadão, buscam um atendimento eficaz, humanizado e transparente, melhorando a experiência do usuário, e dando ênfase na comunicação assertiva, empatia e postura profissional para criar um diálogo mais próximo e respeitoso.

O servidor como agente de transformação recebe o incentivo a ter mentalidade proativa, saindo do papel de executor para agente de mudança na melhoria dos serviços. No que se refere ao treinamento em gestão de conflitos, foram ministradas técnicas para lidar com reclamações e resolver problemas com profissionalismo.

A iniciativa reflete o compromisso do Governo do Amapá em modernizar a administração pública

A facilitadora Alessandra Duarte Ferreira, destaca que o treinamento faz parte do programa de formações da Escola, dedicado tanto ao crescimento profissional quanto à melhoria do desempenho dos participantes.

A facilitadora Alessandra Duarte Ferreira

“Foram abordados princípios da administração pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, e a importância da conduta ética para fortalecer a confiança da população nos serviços prestados. Ensinamos também, o uso de ferramentas digitais e padronização de protocolos para agilizar processos e otimizar o trabalho do servidor”, pontuou Alessandra.

A formação não só aprimora habilidades técnicas, mas também promove crescimento profissional e satisfação no trabalho, com a implantação de uma cultura de excelência no atendimento, alinhada a uma gestão ética, eficiente e acolhedora.

Alessandra Ferreira, ressalta que esse tipo de capacitação é essencial para construir um serviço público mais próximo, ágil e humanizado, garantindo que o cidadão seja atendido com respeito e eficiência. 

“Essa iniciativa reflete o compromisso do Governo do Amapá em modernizar a administração pública e fortalecer o vínculo entre Estado e sociedade”, finalizou a facilitadora.

O treinamento faz parte do programa de formações da Esap

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação