Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO MUSICAL

Governo do Amapá valoriza formação musical com 'Recital Solos' no Centro de Educação Profissional Walkíria Lima, em Macapá

Com um repertório que passeou do erudito ao popular, alunos emocionaram o público e mostraram o resultado de um trabalho formativo contínuo. Apresentação faz parte do projeto de qualificação artística e emocional dos estudantes.

Por Marcio Bezerra
17/10/2025 16h50
Apresentações solo mostraram o resultado do trabalho pedagógico realizado ao longo do ano pelos professores de piano

Sob os olhares atentos de familiares, amigos e professores, estudantes de piano do Centro de Educação Profissional Walkíria Lima, em Macapá, deram um verdadeiro espetáculo musical na quinta-feira, 16, com o “Recital Solos”, promovido pelo Governo do Amapá.

A proposta era simples, mas poderosa: cada aluno se apresenta sozinho, conduzindo o público por diferentes estilos e emoções musicais, do erudito ao popular, do barroco ao rock brasileiro.

O professor Manuel Sebastião, responsável pela formação dos estudantes pianistas nos primeiros anos, explicou que o nome do evento, Recital Solos, reflete tanto o formato quanto o processo pedagógico envolvido.

“A ideia é que o aluno, nesse primeiro momento, toque sozinho. O piano é um instrumento muito solitário. Ele se senta e se apresenta, é só ele e a música. Queremos que ele sinta essa responsabilidade, o friozinho na barriga de estar no palco, diante de um público que vai além do professor: tem amigos, família, outros estudantes. É um aprendizado técnico e emocional ao mesmo tempo”, compartilhou Manuel.

Professor de piano, Manuel Sebastião

A professora Maria de Lourdes Ferreira, integrante do colegiado, destacou que o repertório foi pensado de forma ecleticamente educativa, unindo diferentes estilos e períodos da história da música.

“O recital é fruto de um trabalho coletivo entre os professores. Tivemos peças que vão do erudito ao popular, de Bach a Moema Craveiro, passando por trilhas da Disney e temas de filmes. Os alunos exploram sonoridades, técnicas, intensidades e timbres. É um exercício completo de sensibilidade musical”, afirmou.

Professora Maria de Lourdes, integrante do colegiado de piano do Walkíria Lima

Entre os destaques da noite estiveram interpretações de A Bela e a Fera (adaptação de Vânia Araíde), Rock Brasileiro, de Moema Craveiro, Prelúdio nº 1, de Bach, e as Variações da Canção Popular Húngara, da amapaense Lúcia Uchôa, neta do mestre Oscar Santos, peça executada pelo estudante João Marcelo Coimbra.

“Esse recital significa um novo aprendizado para mim, um desafio que vou concluir. Ele abre novos caminhos e possibilidades na minha vida. Os professores sempre disseram que a música está dentro de mim. Quero seguir como pianista e, quem sabe, ensinar também. É o que eu amo fazer”, destacou João Marcelo, apaixonado por Chopin.

Estudante de piano, João Marcelo

A jovem pianista Maria Eduarda Leal, intérprete da conhecida melodia A Bela e a Fera, definiu a experiência como “um conto real vivido no palco”.

“Foi mágico! Eu me senti dentro da história. Cada nota era como se fosse uma emoção da Bela ganhando vida. O piano é isso: uma forma de contar histórias sem precisar falar”, frisou.

Estudante de piano, Maria Eduarda Leal

Repertório apresentado

  • Estudo em Ré Menor – Béla Bartók – José Josino Alves
  • O Pequeno Flautista – F. Beyer – Felipe Emanuel Pinheiro de Almeida
  • A Bela e a Fera – Adaptação: Vânia Araíde – Maria Eduarda Leal Nogueira
  • He’s a Pirate – K. Badelt, G. Zanelli e H. Zimmer – Pedro Moraes Fernandes
  • Minueto III – Alberto Nepomuceno – Antônio Davi Oliveira Moraes Filho
  • Boneco de Neve – Hazel Martin – Cauê Antônio Soares Cruz
  • Prelúdio nº 1 BWV 846 – J.S. Bach – Paulo Vitor Balbino
  • Rock Brasileiro – Moema Craveiro Campos – Diego Vinicius Reis Almeida
  • Variações da Canção Popular Húngara – Lúcia Uchôa – João Marcelo Coimbra
  • Solfeggietto – C.P.E. Bach – Renan Gabriel Arnas Amanajás

Preparação e processo formativo
O recital foi o resultado de semanas de ensaios e preparo emocional. Os professores trabalharam aspectos como foco, disciplina e segurança no palco, desafios especialmente relevantes na adolescência.

Parte desse processo foi reforçada pelo projeto Corredor do Pianista, uma iniciativa do Centro Walkíria Lima que estimula apresentações frequentes, promovendo o amadurecimento artístico e o controle emocional dos alunos.

O evento foi organizado pelo Colegiado de Piano da instituição, formado pelos professores Manoel Sebastião Filho, Nazaré Azevedo, Samuel Oliveira, Sandra Meireles e Vânia Ataíde. O grupo reforça o compromisso com uma formação artística sensível, técnica e humana.

Colegiado de professores de piano do Centro de Educação Profssional Walkíria Lima

Reconhecido como referência na formação musical no Amapá, o Centro de Educação Profissional Walkíria Lima atua na valorização de talentos locais e no fortalecimento da integração entre educação, cultura e desenvolvimento humano.

Estudantes pianistas mostraram sensibilidade, técnica e expressão durante o Recital Solos

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação