Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

Sabores do Amapá: 3ª Mostra da Alimentação Escolar celebra a riqueza nutricional da agricultura familiar, em Macapá

Evento no Dia Mundial da Alimentação reuniu produtores, escolas e parceiros para valorizar alimentos regionais e práticas sustentáveis e degustações de alimentos presentes no cardápio escolar.

Por Breno Pantoja
17/10/2025 11h57
O evento reuniu cerca de 20 produtores e dez escolas da rede pública estadual, com apresentações culturais, degustações e exposições de alimentos regionais

Em um clima de valorização da produção local, escolas estaduais, alunos, agricultores familiares participaram, nesta quinta-feira, 16, da 3ª Mostra “A Relevância da Agricultura Familiar na Alimentação Escolar”, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. O evento aconteceu no espaço do Trapiche Santa Inês, e reuniu cerca de 20 produtores e dez escolas da rede pública estadual, com apresentações culturais, degustações e exposições de alimentos regionais.

Entre as instituições de ensino listadas para participar estão as Escolas Estaduais Professoras Aracy Miranda de Monte Alverne e Esther da Silva Virgolino, e as Escolas em Tempo Integral Professoras Maria Carmelita do Carmo, Lucimar Amoras Del Castillo e José Firmo do Nascimento, além do Colégio Amapaense e da Escola Tiradentes. Além das unidades escolares, diversos parceiros-chave somaram esforços ao evento, como a Polícia Militar do Amapá (PM-AP), Corpo de Bombeiros, a empresa BIO+ Açaí, e grupos de cultura e artesanato, como o Grupo de Artesãs Mãos Unidas e Amigas Arteiras.

Estudantes da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares degustando os alimentos oferecidos durante o evento

A iniciativa é promovida pelo Conselho de Alimentação Escolar do Amapá (CAE/AP), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Rurap, Consea, Sesc e Sindicatos de Servidores Públicos (Sindisep), com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.

Durante o evento, a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Danielle Dias, destacou a importância da mostra como um espaço de valorização das manipuladoras da alimentação escolar e dos alimentos naturais utilizados nas escolas.

A secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Danielle Dias

“A população tem a oportunidade de ver de perto o que é oferecido aos nossos alunos. As manipuladoras estão mostrando o que aprenderam no curso sobre o uso integral dos alimentos, com produtos da agricultura familiar. São alimentos com valor nutricional, naturais, que fazem parte do cardápio escolar e contribuem para uma alimentação saudável”, explicou Danielle.

O coordenador do Núcleo de Atendimento à Saúde do Educando e conselheiro do CAE pela Seed, Mario Denis, ressaltou que a programação faz parte das ações do conselho para fortalecer a alimentação escolar no estado.

O conselheiro do CAE pela Seed, Mário Denis

“O tema deste ano é a relevância da agricultura familiar na alimentação escolar. Hoje, a gente mostra o impacto positivo desses alimentos na nutrição dos alunos. Trouxemos uma amostra visual com degustações e exposição dos produtos que são servidos nas escolas, além da comercialização direta dos agricultores”, afirmou Mario.

Entre os participantes, a agricultora familiar Hello Mel, moradora do quilômetro Mel da Pedreira, apresentou o projeto que busca incluir o mel na merenda escolar.

A agricultora familiar, Hello Mel

“Nós temos uma indústria que faz o envase do mel, produzido em mais de duas mil caixas de abelhas. O mel é um alimento energético, com propriedades curativas, que ajuda a prevenir doenças respiratórias. Queremos que ele esteja na mesa das nossas escolas”, destacou a agricultora.

Os visitantes puderam conhecer e provar pratos como geleia de casca de abacaxi, farofa de casca de abóbora, bolo de banana e carne louca de banana, preparados por manipuladoras e merendeiras de alimentação escolar, muitos dos alimentos são retirados da própria horta da escola e consumida pelos estudantes.

As agricultores familiares e merendeiras das escolas receberam certificado de participação na feira

A programação contou ainda com aula de zumba, roda de capoeira com o grupo Sementes do Amanhã e apresentações culturais.

A estudante Marina Marques, de 15 anos, da Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, estava vindo da escola e aproveitou para ir ao espaço e aprovou a experiência.

A estudante Marina Marques, de 15 anos

“Achei a exposição muito legal e divertida. As comidas estão deliciosas, e é bom ver como dá pra aproveitar tudo dos alimentos”, contou a jovem.

A mostra encerrou com a certificação dos agricultores e escolas participantes, reforçando o compromisso do Governo do Amapá com políticas públicas que garantam alimentação de qualidade, incentivo à agricultura familiar e sustentabilidade na merenda escolar. A III Mostra do CAE se consolida como um espaço importante para a articulação de políticas públicas que unem educação, saúde e desenvolvimento sustentável na região Amapaense.

CONFIRA MAIS IMAGENS DA PROGRAMAÇÃO:

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Educação