Fundação Amapaense de Saúde promove mês de bem-estar e fortalecimento profissional
Blitz, palestras e atividades integram ações voltadas à valorização dos servidores e ao incentivo à saúde mental e física.

Durante o mês de outubro, a Fundação Amapaense de Saúde vem promovendo uma série de atividades voltadas ao cuidado e valorização dos profissionais que atuam nas unidades sob sua gestão. Coordenadas pela Gerência de Bem-Estar da instituição, as ações têm como foco estimular o movimento, fortalecer o ambiente de trabalho e aprimorar habilidades de liderança e convivência.
As iniciativas incluem blitz informativas nas unidades com distribuição de panfletos, palestras sobre conduta ética, postura profissional, e dinâmicas de mobilidade e relaxamento. As atividades já passaram pela UPA Zona Sul, pelo Anexo do Hospital de Emergência (HE), pela Unidade Estadual de Internação (UEI) e pelo Hospital Regional de Porto Grande.

“Nosso objetivo é promover qualidade de vida e saúde mental dentro do ambiente de trabalho. Realizamos blitz nos postos reforçando temas como ética, comportamento e postura profissional, além de prevenir situações de assédio e conflitos interpessoais”, explicou a psicóloga Camila Freitas, da Gerência de Bem-Estar.
Ela destaca ainda que, nas últimas semanas, a equipe tem realizado encontros com os Responsáveis Técnicos das unidades, abordando liderança e hierarquia.
“Já realizamos atividades voltadas aos Responsáveis Técnicos, abordando o tema da liderança e a importância de conduzir as equipes de forma assertiva, promovendo um ambiente de trabalho mais harmônico e produtivo. Nas próximas semanas, vamos tratar sobre hierarquia, pois entendemos que, dentro das unidades de saúde, as relações administrativas e os diferentes cargos podem gerar conflitos interpessoais que precisam ser trabalhados com diálogo e empatia”, afirmou Camila Freitas.

As ações seguem até o fim do mês, com atividades voltadas especialmente à equipe de enfermagem, maior grupo assistencial das unidades hospitalares.
Além das ações práticas, a Fundação também incluiu na programação de outubro uma iniciativa voltada à criatividade e à prática da leitura. Em alusão ao Mês Nacional da Leitura, os colaboradores foram convidados a participar da criação coletiva de um livro sobre a história da instituição, que completa três anos de criação.
“Este mês, que também celebra o incentivo à leitura, realizamos atividades especiais, como a criação de um livro sobre a história da Fundação. Os colaboradores puderam exercitar a criatividade ao relatar o processo de construção e evolução da instituição desde sua origem até os dias atuais, fortalecendo o sentimento de pertencimento e valorizando a contribuição de cada um”, finalizou a psicóloga.


Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!