'Essa mistura só enriquece a nossa fronteira', diz estudante francês sobre a Semana Ponte de Saberes que acontece em Saint-Georges e Oiapoque
Wesley Gomes, de 17 anos, fala sobre a troca cultural entre alunos do Amapá e da Guiana Francesa.

A vivência bilíngue e multicultural marcou os últimos dias do estudante Wesley Gomes de Oliveira, de 17 anos, aluno do 3º ano do Ensino Médio do Complexo Escolar de Saint-Georges. Ele participou da Semana Ponte de Saberes, evento que integra estudantes, professores e gestores do Amapá e da Guiana Francesa em atividades educacionais, culturais e científicas realizadas em Saint-Georges e Oiapoque.
“Eu achei sensacional! Essas atividades que envolvem a Guiana Francesa e o Amapá são fundamentais. É essencial para a gente fortalecer a cultura e a educação de ambos os lados, porque a troca é gigante. O mais legal é ver a diversidade cultural! Na Semana Ponte de Saberes, por exemplo, a gente se encontra com alunos franceses, amapaenses e indígenas. Isso é muito bom para a gente questionar a linguística, os costumes e tudo mais. Essa mistura só enriquece a nossa fronteira”, destacou Wesley.

Durante quatro dias, a programação envolveu oficinas bilíngues, apresentações culturais, exposições científicas e atividades de robótica e meio ambiente, aproximando escolas das duas margens do rio Oiapoque. A ação integra a Temporada França–Brasil 2025 e reforça o compromisso com a cooperação educacional e o intercâmbio linguístico entre os países.
Na última quinta-feira, 16, as atividades se encerraram no campus do Instituto Federal do Amapá (Ifap), em Oiapoque, com oficinas de Ciências Físicas, experimentações, apresentações culturais e a cerimônia de encerramento, que reuniu cerca de 250 estudantes brasileiros e franceses.

O evento contou com a participação de escolas do Amapá, como a Escola Estadual Duque de Caxias, Joaquim Nabuco, Jorge Iaparra, Eury Lobo, Anete Farias, Escola de Campo Indígena e o Ifap – Campus Oiapoque.
Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação teatral da Escola Indígena Jorge Iaparra, realizada em língua crioula caripuna, encenando uma história tradicional da aldeia. A peça retratou um fato real sobre o desaparecimento de uma mulher encantada por uma cobra, resgatando a ancestralidade e a oralidade dos povos originários da região.

“A nossa apresentação foi na nossa língua crioula indígena caripuna e contou uma história real da nossa aldeia. Foi uma experiência muito gratificante, porque mostramos nossa cultura e conhecemos outras formas de arte e costumes. É importante ver o lado dos outros povos e como cada um se expressa fora da nossa região”, contou o estudante Thiago Quaresma, da Escola Indígena Jorge Iaparra.
Outro participante, Wenderson Quaresma, também da Escola Indígena Jorge Iaparra, destacou o sentimento de aprendizado e valorização cultural proporcionado pela troca entre os dois países.
“Estou muito feliz de estar aqui nesse intercâmbio, participando juntamente com a escola LC de Saint-Georges, na Guiana Francesa. É muito gratificante, porque a gente busca novas experiências e também compartilha o que temos nas nossas escolas indígenas”, disse o jovem.

A Semana Ponte de Saberes foi promovida pelo Rectorat da Guiana Francesa, com apoio da Secretaria de Estado da Educação do Amapá (Seed), Ifap, Unifap, Semed de Oiapoque e instituições parceiras, reforçando o papel da educação como ponte entre culturas e fronteiras.
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