Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE MENTAL

5º Fórum Estadual de Saúde Mental debate estratégias de matriciamento na Atenção Básica

Evento reuniu profissionais da Rede de Atenção Psicossocial para fortalecer o cuidado integrado em todo o estado

Por Karla Marques
16/10/2025 17h15
O evento reuniu representantes de diversos municípios para debater o tema “Matriciamento na Atenção Básica”

A Coordenação Estadual de Saúde Mental realizou, nesta quinta-feira, 16, o 5º Fórum Estadual de Saúde Mental, no auditório do Instituto Macapaense de Ensino Superior (Immes). O evento reuniu representantes de diversos municípios e serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para debater o tema “Matriciamento na Atenção Básica”, uma estratégia fundamental para a integração e o fortalecimento das ações em saúde mental no território amapaense.

De acordo com o coordenador estadual dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Ivã Zorthea, o fórum tem se consolidado como um espaço contínuo de diálogo, escuta e construção coletiva, permitindo pactuar estratégias entre os diferentes níveis de atenção e promover um cuidado mais acolhedor e resolutivo.

“A temática deste fórum, aprovada no encontro anterior, aborda a atenção básica e o matriciamento. É um momento para discutir, explicar como estão estruturados esses processos nos municípios e no estado, identificar desafios e avanços, e construir juntos os próximos passos. As discussões de hoje servirão de base para um relatório que vai orientar nossas ações no próximo trimestre”, explicou Ivã.

Ivâ Zorthea, coordenador estadual dos Centros de Atenção Psicossocial

O matriciamento é uma metodologia que busca aproximar as equipes da Atenção Primária dos serviços especializados em saúde mental, promovendo o compartilhamento de saberes, o apoio técnico e a corresponsabilidade no cuidado. A estratégia tem se mostrado essencial para garantir um atendimento mais integral, humano e contínuo à população.

A gerente de núcleo do Caps Gentileza, Zenia Maria Mamede, destacou o papel do fórum na organização do fluxo da saúde mental em todo o estado.

“O Estado vem trabalhando para organizar o fluxo de saúde mental em todo o território amapaense, e uma das estratégias criadas para isso foi o Fórum Estadual. Este 5º encontro é muito importante porque reúne todos os dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para discutirmos e aprimorarmos as estratégias de matriciamento junto à Atenção Primária. A partir desse diálogo, sairemos com novas diretrizes para fortalecer ainda mais a rede”, ressaltou Zenia.

Zenia Maria Mamede, gerente de núcleo do Caps Gentileza

Durante o encontro, os participantes apresentaram experiências e práticas locais, compartilharam os desafios enfrentados no processo de matriciamento e propuseram soluções para aprimorar o atendimento em saúde mental. Ao final, as contribuições coletivas serão sistematizadas em um relatório técnico que orientará as ações da Coordenação Estadual de Saúde Mental no próximo período.

Com essa iniciativa, o Estado do Amapá reforça o compromisso com o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial, promovendo um cuidado integral e humanizado à população em todos os municípios.

O fórum é um espaço contínuo de diálogo, escuta e construção coletiva

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Saúde