Governo do Amapá realiza roda de conversa sobre violência contra mulheres com brasileiras residentes em Saint-Georges-de-l'Oyapock
A atividade, que incluiu oficina de bem-estar, teve o intuito de fortalecer a rede de proteção à mulher na fronteira.

Com o objetivo de esclarecer o público feminino sobre atitudes abusivas e como buscar ajuda para romper o ciclo de violência, o Governo do Amapá, em parceria com a associação francesa IDSanté (Inovação, Desenvolvimento, Saúde), realizou uma roda de conversa com brasileiras que vivem em Saint-Georges-de-l'Oyapock, na Guiana Francesa.
A programação incluiu palestras e oficinas práticas, como limpeza de pele, hidratação capilar e massagem, com foco na promoção do autocuidado e da autoestima.

A ação contou com a participação da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e da equipe do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) do município de Oiapoque. A iniciativa teve como foco o esclarecimento sobre as diversas formas de violência praticadas contra mulheres, reforçando a importância da informação e do apoio psicológico e social.
A coordenadora do Cram, Nátane Oliveira, explicou que as mulheres receberam orientações sobre a Lei Maria da Penha e os serviços oferecidos pelo Centro.
“Proporcionamos atendimento psicológico e social, além de esclarecimentos e encaminhamentos jurídicos para a superação de traumas, contribuindo para o fortalecimento das mulheres. O Governo do Amapá assumiu o compromisso de ajudá-las a se conscientizarem sobre seus direitos e a terem coragem para denunciar e romper ciclos de agressão”, destacou a coordenadora.

A psicóloga do Cram, Ledyanne Sena Sousa, reforçou que o trabalho também tem o objetivo de estimular o autocuidado e a valorização pessoal, fatores fundamentais para o bem-estar emocional e psicológico.
“Falamos sobre como as práticas de autoestima e autoconfiança aumentam com uma rotina de atividades físicas, alimentação balanceada e hobbies. Essas ações contribuem para a saúde mental, ajudando a reduzir o estresse, a ansiedade e o sentimento de solidão. Além disso, abordamos a violência doméstica, seus diferentes tipos e sinais. Apresentamos os canais de denúncia disponíveis tanto no Brasil quanto na França, além de formas seguras de pedir ajuda”, explicou a psicóloga.
A iniciativa fortalece o compromisso do Governo do Estado com a proteção, acolhimento e empoderamento das mulheres, inclusive daquelas que vivem fora do território nacional, promovendo redes de apoio e acesso à informação para o enfrentamento à violência de gênero.
O Cram de Oiapoque funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Confira o endereço:
Endereço: Rua Assaid da Silva Sfair, nº 671, bairro Planalto
Contato: (96) 98402-9406

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!