Com apoio do Governo do Estado, Porto Grande recebe 4ª edição do Circuito Reis do Rio
Evento une esporte, cultura, saúde e empreendedorismo às margens do Rio Araguari nos dias 17 e 18 de outubro.

Com apoio do Governo do Estado, a cidade de Porto Grande, às margens do Rio Araguari, recebe nos dias 17 e 18 de outubro, o 4º Circuito Reis do Rio. A programação vai além da competição, com o festival prometendo movimentar a economia local, valorizar a cultura amazônica e impulsionar o desenvolvimento socioambiental do Amapá.
Com apoio das Secretarias de Estado de Turismo (Setur), Pesca e Aquicultura (Sepaq) e Desporto e Lazer (Sedel) e realização do Instituto Baluarte da Amazônia, O evento reúne esporte, saúde, gastronomia, empreendedorismo e cultura em um ambiente que respeita e valoriza os rios da Amazônia e seus protagonistas, os pescadores.

“O Reis do Rio é mais que um torneio, é uma experiência amazônica completa. É esse tipo de evento que queremos apoiar e expandir pelo estado, um turismo que valoriza nossas comunidades, movimenta a economia local e respeita o meio ambiente”, destacou a secretária da Setur, Syntia Lamarão.
Nesta sexta-feira, 17, a abertura oficial acontece às 18h, com torneio de arremesso, sorteios de brindes e shows musicais gratuitos. Já no sábado, 18, as atividades começam cedo, com largada do torneio de pesca às 6h30 e uma série de ações sociais e culturais abertas ao público, como oficinas, atendimentos comunitários, além da aguardada cerimônia de premiação e um grande show de encerramento à noite.
O Circuito Social Reis do Rio, que ocorre simultaneamente no sábado, oferece atendimentos de saúde, atividades educativas, oficinas de meio ambiente e ações voltadas à infância e juventude.

“Quando criamos o Reis do Rio, nosso sonho era ver a pesca esportiva como um instrumento de mudança real para as pessoas que vivem dos rios. Hoje, ver esse circuito ganhar força, respeitar o meio ambiente e movimentar o turismo local nos dá certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da Federação Nacional de Pesca da Região Norte, William Rocha.
Circuito Reis do Rio
A etapa conta com duas modalidades principais: o Torneio de Pesca Esportiva em duplas embarcadas, valendo pontos para o Ranking Estadual com homologação oficial da Federação Norte de Pesca Esportiva (FNPE) e da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE), além dos Torneios Abertos, como o inédito Torneio de Tarrafa e o tradicional Torneio de Arremesso.
Mais do que uma disputa, os torneios reforçam o compromisso com a preservação ambiental, adotando práticas de pesca esportiva que priorizam o manejo consciente, o uso do pesque-e-solte e a valorização do conhecimento tradicional das comunidades ribeirinhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!