‘Trem da Alegria’ leva magia, sorrisos e emoção ao Dia das Crianças no Hospital da Criança e Adolescente, e Pronto Atendimento Infantil em Macapá
Cortejo encerrou a programação voltada para a criançada, reafirmando o compromisso do Governo do Amapá com o cuidado integral e humanizado de quem mais precisa.

O Dia das Crianças foi de pura alegria para pacientes, pais e profissionais do Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) e do Pronto Atendimento Infantil (PAI). É que uma iniciativa do Governo do Amapá quebrou a rotina hospitalar, dando lugar à festa e à imaginação com o tradicional ‘Trem da Alegria’.

O cortejo foi formado por servidores da saúde e voluntários que percorreram corredores e enfermarias distribuindo brinquedos, kits de higiene infantil, truques de mágica, música e a presença de personagens queridos, como Pocoyo, Minnie e Cebolinha. Para muitas famílias, foi um respiro em meio aos desafios da internação.
“Meu filho ficou muito feliz. Ele ganhou uma bola e ficou radiante. É um momento que trouxe alegria, esperança e leveza pra ele e pra mim também. Ver o sorriso no rosto do meu filho me encheu de gratidão”, contou emocionada Sabrina Rodrigues, mãe do Cristino, paciente do HCA.

A diretora do hospital, Cleude Rodrigues, explicou que o cortejo encerrou a programação especial iniciada na última sexta-feira, 10.

“Hoje se encerra a programação do Dia das Crianças, com um gesto simbólico e cheio de afeto. Nosso hospital é voltado para o cuidado com os pequenos, então este dia é muito esperado por todos. Em todas as enfermarias, entregamos brinquedos e kits de higiene, com apoio de parceiros, como o projeto Espalhando Amor por Onde For, de Santana. É um momento de alegria e integração para as nossas crianças e servidores", destacou a diretora.

Clima festivo
O clima festivo também contagiou quem estava de passagem pelo PAI. A pequena Rafaele Miranda, de 9 anos, que aguardava notícias do sobrinho internado, se surpreendeu com a ação. “Eu amei meu presente! Não esperava por isso, mas adorei”, disse, com um sorriso.


Para outros pais, o gesto foi ainda mais significativo. “Meu filho tem doença falciforme e estava internado para receber sangue. O dia parecia pesado, até que chegou essa turma animada com presentes e sorrisos. Foi um alívio, uma bênção”, contou Rubinaldo, pai do Pedro Gabriel.
Levando amor
O evento teve o apoio do grupo Espalhando Amor por Onde For, que doou brinquedos e kits para o evento, levando mais alegria às crianças hospitalizadas. Segundo Luiza Palmeirim, coordenadora do projeto, o movimento nasceu de um gesto de amor que se transformou em legado.
“O projeto foi criado pela Fabiana, mãe da Sofia, uma menina de 9 anos que faleceu de câncer há três anos. Mesmo tão nova, Sofia já fazia ações solidárias, e a mãe decidiu manter vivo esse sonho de espalhar amor. Hoje temos 40 voluntários que se reúnem para realizar ações no Dia das Crianças, na Páscoa e no Natal. Tudo é feito com doações e muito carinho”, explicou.
O cortejo encerrou uma semana de celebrações, reafirmando o compromisso do Governo do Amapá com o cuidado integral e humanizado, especialmente em dias que renovam a esperança e a força de quem mais precisa: as crianças.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!