Governo do Amapá apoia lançamento do livro ‘Amapá 80 anos: a pátria das águas’, durante a Folia Literária Internacional
Com parceria da Editora do Senado Federal e do Flimac, o lançamento da obra acontece neste sábado, 4, reunindo mais de 30 poemas.

Com o apoio do Governo do Estado, da Editora do Senado Federal, do mandato do senador Randolfe Rodrigues, e do Festival Literário de Macapá (Flimac), será lançado o livro “Amapá 80 anos: a pátria das águas”, durante a Folia Literária Internacional do Amapá 2025. A vernissage acontece neste sábado, 4 de outubro, às 10h, no stand do Senado Federal, no Parque do Forte, em Macapá.

A terceira edição da Folia Literária, coordenada pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult), terá uma programação diversificada e inclusiva, com lançamentos de livros, feira de editoras e livrarias, oficinas, rodas de conversa, shows musicais, intervenções poéticas, cortejos artísticos, contação de histórias e apresentações de grupos de Marabaixo.
A obra, “Amapá 80 anos: a pátria das águas”, reúne os 30 poemas vencedores no Prêmio Flimac de Poesia 2023, poesias de escritores convidados e textos compostos por membros da coordenação do Festival.
O livro é resultado do primeiro Prêmio Flimac de Poesia, que aconteceu em agosto de 2023, dentro da programação do II Festival Literário de Macapá. Na ocasião, concorreram 55 poemas com o tema "Amapá 80 Anos: a pátria das águas".
Para a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vilhena Di Miceli, o lançamento reforça a importância de valorizar a produção literária local e a memória do Amapá.
“Esse livro é uma celebração da nossa história e da força criativa dos nossos escritores. Reunir em uma só obra poemas que falam da identidade amapaense, da nossa relação com as águas e do orgulho de sermos parte dessa terra, é um presente para a população. E tê-lo lançado dentro da Folia Literária amplia ainda mais o alcance dessa produção cultural”, destacou a secretária.

O que é o Flimac?
O Flimac é o Festival Literário de Macapá, um evento cultural que promove a leitura, a literatura, a valorização de autores locais e o acesso à cultura em Macapá. O festival, realizado pelo Coletivo Juremas e pela Produtora Cultural ÓI Noiz Akí com apoio do Governo do Amapá, integra atividades como saraus, rodas de conversa, exposições, apresentações musicais, contação de histórias e o Prêmio Flimac de Poesia.
O Coletivo Juremas, é formado por um grupo de mulheres amazônidas, fundado no Amapá em 2018, e integra literatura, música e fotografia nas criações. As integrantes são as escritoras e artistas: Carla Nobre, Ana Anspach, Hayam Chandra, Andréia Lopes, Bárbara Primavera, Bárbara Marina, Camila Nobre, Raimunda Amorim, Alda Sirleni, Eliane Duarte e Maria Lua.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!