Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUPER FÁCIL DAS ÁGUAS

Governo do Amapá finaliza 3ª edição do Super Fácil das Águas com 3.904 atendimentos em território quilombola de Santana

Unidade Fluvial de Cidadania ficou ancorada em São Raimundo do Pirativa durante 5 dias para levar cidadania às comunidades da região.

Por Luiz Henrique
Colaboração: Ariele Martins
01/10/2025 15h35
A jornada aconteceu de 22 a 25 de setembro para garantir acesso a direitos básicos em áreas de difícil acesso

O Governo do Amapá concluiu a 3ª jornada do Super Fácil das Águas com 3.904 atendimentos. A nova edição itinerante levou serviços essenciais de cidadania e documentação para moradores do território quilombola de São Raimundo do Pirativa e comunidades ribeirinhas de Santana. 

A jornada aconteceu de 22 a 25 de setembro, com o objetivo promover a inclusão social, garantindo acesso a direitos básicos em áreas de difícil acesso. A unidade fluvial permaneceu ancorada na Vila São Raimundo do Pirativa, oferecendo serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), CPF, Cartão SUS e atendimentos do programa TEAcolho.

O cronograma buscou atender todo o território, que além dos atendimentos na unidade, os técnicos também efetivaram atendimentos domiciliares diretamente nas comunidades Alto do Pirativa, Nova Esperança, Luizinho, Santo Antônio, Nossa Senhora do Desterro, Cinco Chagas do Matapi, São José do Matapi, São Raimundo, São João, São José do Engenho, não deixando nenhuma área ribeirinha sem os atendimentos, passando também por fazendas e sítios.

O Super Fácil envolveu escuta ativa das comunidades

Durante a preparação da edição, o Super Fácil envolveu escuta ativa das comunidades, com visita precursora dos técnicos e lideranças locais para ouvir de perto as necessidades da população. Para o diretor-geral de Atendimento do Super Fácil, Wenderson Leite, o sentimento é de gratidão ao levar cidadania, com atendimento humanizado no Super Fácil das Águas.

“Superamos todas as metas, sempre com organização, acolhimento e respeito. Atendemos três comunidades por dia, sem tumulto, garantindo tranquilidade e qualidade para a população. As pessoas ficaram muito satisfeitas, recebemos delas um carinho enorme e nossa equipe foi abraçada de forma especial em cada comunidade por onde passamos”, ressaltou Leite.

Equipe do Super Fácil das Águas

O Super Fácil das Águas conta com o trabalho conjunto de diversas secretarias e órgãos estaduais, como a Assistência Social (Seas), Educação (Seed), Vigilância em Saúde (SVS) e a Secretaria Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM), além do SIAC Educação, Prodap, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Diretora-geral do Super Fácil, Renata Apóstolo (à direita)

De acordo com a diretora-geral do Super Fácil, Renata Apóstolo, a missão foi de total sucesso. “Encerramos a terceira jornada com a certeza que alcançamos o objetivo principal, que é oportunizar que as comunidades ribeirinhas tenham acesso aos serviços públicos, conforme orientação do nosso governador, levando cidadania com acolhimento e humanização em cada atendimento realizado”, concluiu a gestora.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!