Governo do Amapá realiza ação 'Transcendendo Barreiras' para ampliar acolhimento à população LGBTQIAPN+
Secretaria de Políticas para Mulheres participa das atividades que ocorrem em Laranjal do Jari, no extremo Sul do estado, até a próxima sexta-feira.

Para ampliar o acolhimento e garantir maior acesso a serviços essenciais de saúde, cidadania e inclusão à população LGBTQIAPN+, o Governo do Estado realiza, de 1º a 3 de outubro, o projeto “Transcendendo Barreiras: Construindo um Amapá mais Inclusivo”. O evento acontece no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), em Laranjal do Jari, município localizado a cerca de 277 km da capital.
Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a ação conta com o apoio do Centro de Acolhimento às Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais (Centro AMA-LBTI), da Secretaria de Políticas para Mulheres (Semp), e da Secretaria de Direitos Humanos (Sedih).
“É um avanço da gestão, porque estamos descentralizando os serviços e levando-os para quem mais precisa, em todos os cantos do estado. Estamos interiorizando as ações para que, de fato, possamos transcender as barreiras e garantir que a população LGBTQIAPN+, especialmente mulheres trans, lésbicas e pessoas não binárias, tenha acesso aos serviços essenciais, reforçando o respeito e a dignidade”, destacou a coordenadora do Centro AMA-LBTI, Simone de Jesus.

A iniciativa pretende capacitar cerca de 500 profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede Socioassistencial, realizando oficinas com temáticas que envolvem:
- O uso correto do nome social;
- Como evitar atitudes preconceituosas e transfóbicas nos atendimentos;
- Como realizar encaminhamentos adequados para serviços especializados, como o Ambulatório Transexualizador do Hospital Universitário da Universidade Federal do Amapá (HU-Unifap) e o Centro AMA-LBTI.
A programação será encerrada na próxima sexta-feira, dia 3, com uma grande ação social de acolhimento e escuta qualificada da população LGBTQIAPN+. Serão oferecidos:
- Consultas médicas e psicossociais;
- Atendimentos odontológicos e de enfermagem;
- Orientações jurídicas para retificação de nome e gênero, e sobre direitos civis e sociais;
além de encaminhamentos para serviços especializados como o HU-Unifap, Centro AMA-LBTI e a rede local de atendimento.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!