No Dia Nacional do Surdo, Governo do Amapá promove ações de esporte e lazer para pessoas com deficiência auditiva, em Macapá
Programação marca o encerramento da campanha Setembro Azul, mês dedicado à visibilidade e luta das pessoas surdas, contando ainda com atividades de saúde, beleza e políticas públicas.

O Governo do Amapá promove, nesta sexta-feira, 26, uma série de ações de esporte e lazer para celebrar o Dia Nacional do Surdo, com foco na valorização da pessoa com deficiência auditiva. O evento acontece na sede campestre do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), na Zona Sul de Macapá, e reúne mais de 70 participantes.
A programação é realizada pelo Centro de Atendimento ao Surdo (CAS) e conta com jogos esportivos, sinuca, cartas, além de banho de piscina, dinâmicas e premiações, marcando o encerramento do “Setembro Azul”, mês dedicado à visibilidade e luta das pessoas surdas. Também conta com ações de saúde, beleza e políticas públicas, incluindo o lançamento de um censo.
“Hoje nós estamos comemorando o Dia Nacional do Surdo. Durante todo o mês de setembro, o CAS promove ações voltadas para essa população: o Setembro Azul. E por que azul? Antigamente, essa cor era atribuída à pessoa surda para identificação, mas hoje trouxemos um novo significado — representa força, coragem e desafios superados. Isso porque ainda estamos em luta; todo dia é uma luta”, explica a diretora do CAS, Edinelma Santos.


Para a estudante Tamires Cordeiro, de 17 anos, a data é uma oportunidade de socializar com outras pessoas da comunidade surda e também se unir em prol da visibilidade e celebração de um dia importante para todos.
“É um dia que eu gosto muito. Tem várias programações, com brincadeiras, desfile... e é um dia de reconhecimento da minha identidade surda”, afirma.

A professora do CAS, Jucileida Silva, destaca que o Setembro Azul é uma oportunidade para dar visibilidade às pautas importantes da comunidade surda.
“Hoje é um dia muito especial, de representação de uma comunidade que lutou. É um dia de alegria, de vitórias, com uma programação superdivertida, com prática de esportes e brincadeiras”, diz.
Setembro Azul
Setembro é o mês de luta pela inclusão da comunidade surda. O período foi escolhido por concentrar marcos históricos significativos, como:
- 1º de setembro: criação da Federação Mundial de Surdos (FMS), em 1951;
- 23 de setembro: Dia Internacional das Línguas de Sinais;
- 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo, data da inauguração, em 1857, da primeira escola para surdos do Brasil — o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!