Governo do Amapá inicia demonstração do sistema 'Defesa Civil Alerta' neste sábado para toda a Região Norte
Plataforma já opera nos estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste. No Amapá, os municípios escolhidos para participar da fase de demonstração são: Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho.

A partir deste sábado, 20, a população de quatro municípios do Amapá receberá a demonstração do Defesa Civil Alerta, uma ferramenta de comunicação inovadora que permitirá a interação em tempo real com as Defesas Civis estaduais. O objetivo é otimizar o envio de alertas sobre grandes eventos naturais e possíveis desastres para pessoas que estejam em áreas de risco.
O sistema já está em operação desde o ano passado nos estados das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, e agora começa a ser implementado no Norte do país. No Amapá, os municípios escolhidos pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil para participar da fase de demonstração são: Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Tartarugalzinho.
De acordo com a Defesa Civil Nacional, a partir das 15h de sábado, celulares conectados às redes 4G e 5G, dentro da área de cobertura das operadoras de telefonia, receberão um alerta visual e sonoro. A mensagem de texto indicará que se trata de um teste, enquanto o aparelho emitirá uma sirene.
Segundo a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Amapá, o objetivo é ampliar os canais de comunicação com a população, especialmente em localidades mais vulneráveis a situações de perigo.
"A ferramenta busca garantir que os moradores estejam informados de forma rápida e eficiente diante de possíveis emergências. A plataforma vai aperfeiçoar a prestação do nosso serviço e, com certeza, salvar vidas em diversas localidades", explicou o capitão Telfran Gomes, da Divisão de Planejamento da Defesa Civil estadual.

Região Norte
Além das cidades do Amapá, também receberão a demonstração do Defesa Civil Alerta os seguintes municípios:
- Amazonas: Manaus, Manacapuru, Novo Airão e Iranduba;
- Acre: Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Brasiléia e Jordão;
- Pará: Belém, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí;
- Roraima: Boa Vista, Amajari, Bonfim e São João da Baliza;
- Tocantins: Palmas, Araguaína, Gurupi e Talismã;
- Rondônia: Porto Velho, Ji-Paraná, Ariquemes e Vilhena.
Defesa Civil Alerta
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), responsável pela implementação nacional do sistema, o objetivo do Defesa Civil Alerta, que utiliza tecnologia de transmissão via telefonia celular, é complementar outras ferramentas de alerta de emergência, disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres. A ideia é avisar e orientar a população em regiões com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.
O conteúdo das mensagens é de responsabilidade das Defesas Civis estaduais e municipais. O serviço é gratuito e não exige cadastro prévio.
A plataforma é coordenada pela Defesa Civil Nacional e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com execução das operadoras de telefonia móvel. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos celulares e podem soar mesmo quando o aparelho estiver no modo silencioso. A abrangência depende da cobertura da telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com as redes 4G ou 5G.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!