Governo do Amapá cria Comitê de Terras Raras para fomentar pesquisa e desenvolvimento sustentável
A iniciativa também visa aliar a conservação ambiental e oportunidades econômicas para o Estado.

Para integrar ciência, tecnologia e política pública e assegurar a sustentabilidade no uso de recursos minerais estratégicos, o Governo do Estado deu início a criação do Comitê de Terras Raras. O encontro foi conduzido pela Secretária de Estado da Mineração (Semin), que ficará responsável pela metodologia de trabalho e os próximos passos que o comitê fará para promover e desenvolver o segmento.
A reunião para a criação do comitê contou com a presença de representantes do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá) e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

O secretário da Semin, Haolibamo Mamede Allles Barbosa, destacou que na reunião foi apresentado o potencial do Estado para terras raras, com base no trabalho realizado no ano passado por geólogos e técnicos da Semin e do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
“Vamos trabalhar em conjunto com o SGB que terá a função de ampliar o conhecimento sobre os recursos minerais do Amapá em especial sobre as terras raras”, pontuou o secretário.

Avanço
No final da reunião, ficou decidido que o secretário Mamede Barbosa vai presidir o Comitê de Terras Raras e que serão celebrados convênios entre o SGB, Ifap e a Semin.
A iniciativa está alinhada com as propostas estabelecidas no Plano de Governo da atual gestão para fortalecer o desenvolvimento do setor mineral com incentivo às cooperativas, associações e mineração industrial.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!