30ª entrega da educação: Governo do Amapá reinaugura Escola Maria Catarina Tiburcio totalmente reconstruída nesta quinta-feira, 18
Investimento de R$ 6 milhões triplicou capacidade de atendimento da instituição, que está localizada no município de Santana.

O Governo do Amapá entrega às 16h desta quinta-feira, 18, a Escola Estadual Maria Catarina Dantas Tiburcio, em Santana. Após 32 anos de sua fundação, o prédio recebeu sua primeira e mais significativa obra de reconstrução. Com mais de R$ 6 milhões investidos, a unidade agora possui um ambiente totalmente adequado e moderno, garantindo uma infraestrutura de ponta que triplica sua capacidade de atendimento e eleva o padrão de ensino para a comunidade local.
Essa é a 30ª entrega da educação desta gestão, sendo a 3ª do município. A reconstrução foi executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) com recursos do Tesouro Estadual e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), articulados pelo senador Davi Alcolumbre para sua articulação.
Agora, a escola dispõe de uma estrutura com 11 salas de aula 100% climatizadas, uma sala para Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca e sala de leitura integradas, e um ambiente de aprendizagem dinâmico.

Os serviços priorizaram qualidade, com a instalação de cobertura termoacústica e forro em gesso, além da substituição completa das redes elétrica e hidráulica para maior eficiência e segurança. Além das melhorias internas, a nova estrutura da Maria Catarina Tiburcio oferece uma série de ambientes que promovem o bem-estar e o desenvolvimento integral dos alunos.
Além disso, a unidade agora conta com uma quadra poliesportiva coberta, que permite a prática de esportes em qualquer condição climática, e uma cozinha com refeitório estruturados. E, para assegurar a inclusão, foram construídas rampas e banheiros exclusivos para pessoas com deficiência. O projeto também contemplou horta e áreas de convivência, criando um ambiente mais acolhedor e propício para o aprendizado e sociabilidade dos estudantes.

“Estamos trabalhando a todo vapor para que, amanhã, a comunidade recebe a tão aguardada, sonhada e esperada escola nova. Agora temos uma estrutura linda, toda equipada e 100% climatizada. Preparamos muita coisa boa para alegrar e celebrar essa grande inauguração”, afirma a diretora da Escola Maria Catarina, Ronilde Dutra.
Patrona
Maria Catarina Dantas Tiburcio nasceu em 21 de agosto de 1938, em Chaves, na Ilha do Marajó, no Pará. Ainda jovem, mudou-se para Macapá para morar com a irmã, onde conheceu Manoel Tibúrcio Filho. Eles se casaram em 7 de dezembro de 1963.
Após um período em Serra do Navio, o casal se estabeleceu em Santana devido ao trabalho de Manoel, e juntos tiveram quatro filhos. A casa de Maria Catarina era conhecida por ser acolhedora, especialmente durante as férias escolares, quando se tornava um lar também para sobrinhos e afilhados. Maria Catarina era uma figura respeitada na comunidade, por seu engajamento em serviços sociais e religiosos, e deixou um legado de afeto, generosidade, acolhimento e responsabilidade familiar.
Maria Catarina faleceu em 24 de junho de 1991, em decorrência de um câncer. E, mesmo tendo estudado apenas até a quarta série do ensino primário, ela teve seu nome eternizado em uma escola por reconhecimento à sua marcante contribuição para a comunidade de Santana.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!