Governo do Amapá e Ministério dos Portos e Aeroportos anunciam pavimentação das vias de acesso ao Porto de Santana
Pavimentação em concreto armado garante mais segurança no escoamento de minério, madeira, e grãos, no porto mais estratégico do país.

As vias de acesso e as da área interna do Porto de Santana, no Amapá, receberão pavimentação. Na segunda-feira, 15, o governador Clécio Luís e o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, assinaram em Brasília um termo de compromisso para repasse de recursos da União para a execução da obra, que gera mais segurança no escoamento de produtos.
“Essa união e empenho é que nos ajudam a desenvolver esse porto, que tem todas as condições de se tornar um dos maiores cases de sucesso do Brasil. Apesar de pequeno, ele está sendo olhado pelo mundo todo”, afirmou o governador do Amapá.

O Porto de Santana é o principal terminal portuário do estado, com um píer de 200 metros de extensão e outro de 150 metros, ambos com 21,6 metros de largura e calado de até 11,5 metros, numa estrutura focada no escoamento de minérios de ferro, madeira, soja, milho, manganês, fertilizantes e alimentos.
“O Porto de Santana é estratégico para o Brasil. Com essa obra, vamos oferecer condições modernas e competitivas para impulsionar o setor produtivo, gerar empregos e garantir que o Amapá ocupe seu lugar como polo de desenvolvimento regional”, citou o ministro Silvio Costa Filho.

Situado na foz do Rio Amazonas, o porto é administrado pela Companhia Docas de Santana (CDSA), vinculada à Prefeitura Municipal de Santana. Atualmente, a estrutura sofre uma expansão a partir das exportações de grãos, da expectativa de exploração de petróleo na costa amapaense e do arremate de áreas em leilões. É um porto que possui localização estratégica para o Brasil.
“A via de acesso não tem pavimento adequado há anos e até já foi alvo de ações judiciais. Agora, graças ao presidente e ao Ministério, nosso problema será resolvido e teremos uma requalificação completa, que recoloca o Porto de Santana como eixo logístico nacional”, comentou o prefeito de Santana, Bala Rocha.

Com R$ 12 milhões investidos pelo Governo Federal, a pavimentação vai assegurar mais segurança e eficiência na circulação de veículos, fortalecendo a competitividade logística do Amapá. Participaram da mobilização do recurso o ministro Waldez Góes, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional; do prefeito Bala e da bancada federal, especialmente dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.
“Em 2024, exportamos mais de 817 mil toneladas de soja. Só no primeiro semestre deste ano já foram 1,6 milhão de toneladas. E toda essa produção tem sido feita com responsabilidade ambiental, sem derrubar uma árvore sequer”, evidenciou o senador Randolfe.
A obra vai executar pavimentação estruturada em 1,2 quilômetro de extensão, numa área de 10 mil metros quadrados, com concreto armado, que aumenta a longevidade da intervenção. O material, conforme o Ministério dos Portos e Aeroportos, é mais adequado ao clima da região, que possui alto índice pluviométrico e calor, e ao volume de peso gerado pela operação de granéis sólidos.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!