Governo do Estado oferece cursos de qualificação para jovens e adultos dos residenciais Macapaba, Vila dos Oliveiras e Nelson dos Anjos
As inscrições são gratuitas e vão até 26 de setembro de forma on-line. Objetivo é facilitar o acesso e a permanência dos trabalhadores no mercado de trabalho.

Como forma de preparar jovens e adultos dos residenciais de Macapá para o mercado de trabalho, o Governo do Estado abriu inscrições, até 26 de setembro, para 17 cursos de qualificação profissional. As oportunidades são para moradores do Macapaba, Nelson dos Anjos e Vila dos Oliveiras.
São cursos para artesanato em feltro, canecas personalizadas, decoração de festas, personalização de festas, sandália personalizada com stress, bordado, crochê e tricô, macramê, pintura de tecido, tear manual, velas aromáticas, maquiagem, aplicação de cílios, bijuterias, corte de cabelo, designer de sobrancelhas e manicure.

No ato da inscrição, o candidato tem que preencher o formulário indicando o curso e os dados como identidade, CPF, comprovante de escolaridade, declaração de matrícula escolar (caso seja estudante), uma foto 3x4 (atual) e comprovante de residência.
Para dar apoio ao público alvo interessado nos cursos, o plantão social da Secretaria de Estado da Habitação (Sehab) vai acompanhar a execução do projeto nos três residenciais, inclusive no auxílio aos moradores no processo de inscrição.

"Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado que mostra o compromisso com as famílias dos conjuntos habitacionais de Macapá. Levar esses cursos para esses moradores é abrir portas de oportunidades no mercado de trabalho. Toda vez que essas qualificações chegam aos residenciais, muitos moradores participam, e isso nos alegra, porque é um investimento que traz resultados a longo prazo. Então, além dos projetos sociais que já acontecem nos habitacionais, esses outros cursos vêm somar com o desempenho e a inclusão dessas pessoas, e isso é garantir direitos fundamentais para que essas famílias vivam com dignidade", explicou a secretária de Estado da Habitação, Mônica Dias.
A qualificação será realizada pela equipe da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (Oela), por meio do projeto “Trabalho e Ação”, dentro do Programa Inclusão Empreendedora da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete).

Os recursos para aplicação dos cursos são de emenda impositiva do deputado estadual Dr. Victor (Rede/AP) no valor de R$ 915.346 mil, mediante um Termo de Fomento assinado com a Sete.

“É importante frisar que o objetivo dos cursos de qualificação é facilitar o acesso e a permanência dos trabalhadores no mercado de trabalho. Então, o Governo do Estado articulou os recursos junto ao deputado Dr. Victor para que o projeto fosse executado. É mais uma iniciativa que busca preparar mão de obra para ocupação de postos de trabalho ou se tornar empreendedor do seu próprio negócio”, avaliou Marcelino Flexa, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo.
Datas e locais da qualificação
As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, divididas nos turnos da manhã, tarde e noite. No Residencial Nelson dos Anjos, na zona Sul de Macapá, a qualificação acontece de 29 setembro a 10 de outubro; no Macapaba, na zona Norte da capital, de 13 a 24 de outubro e no Vila dos Oliveiras, de 27 de outubro a 7 de novembro.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!