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Procon Amapá realiza segundo mutirão de audiências para solução de conflitos em Laranjal do Jari

Nesta segunda edição, foram realizadas mais de 40 audiências. A ação é resultado das reclamações dos consumidores da cidade.

Por Thiago Mira
15/09/2025 12h00
Este é o segundo mutirão de audiências realizado no município

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) realizou, em Laranjal do Jari, um mutirão de audiências. O objetivo da ação é garantir maior agilidade na solução de conflitos, aproximando empresas e cidadãos em um ambiente de diálogo, transparência e respeito aos direitos do consumidor.

A iniciativa reforça o compromisso do Procon/AP em descentralizar o acesso à Justiça do Consumidor, levando os serviços para mais perto da população do interior do estado.

Este é o segundo mutirão realizado pelo Procon em 2025 no município. O primeiro ocorreu em abril, quando foram realizadas 26 audiências. Nesta segunda edição, o número aumentou para 43 sessões.

As audiências ocorrem na unidade do Super Fácil de Laranjal do Jari, onde o Procon mantém um ponto de atendimento que recebe denúncias e reclamações da população. Os casos são analisados e encaminhados para investigação e solução. A maioria das demandas atendidas pela equipe jurídica está relacionada a bancos e instituições financeiras.

Entre as reclamações, destacam-se casos envolvendo bancos e empresas de empréstimo consignado

A audiência é a última etapa nos trâmites administrativos do Procon, momento em que consumidor e fornecedor, com a mediação de um assessor jurídico, buscam alcançar acordos satisfatórios. Trata-se de uma alternativa extrajudicial para a resolução de conflitos, evitando a necessidade de recorrer ao Poder Judiciário.

“Durante os dias de mutirão, vários consumidores têm a oportunidade de resolver as demandas de forma rápida e eficaz, sem a necessidade de processos longos e burocráticos. Além disso, o momento também serve para fortalecer a educação para o consumo consciente, incentivando práticas mais justas nas relações de consumo”, afirma o assessor jurídico do Procon, responsável pelas audiências, Ronan Silva.

O Procon/AP reafirma o papel como órgão de proteção e defesa do consumidor, atuando para equilibrar as relações de mercado e garantir o cumprimento dos direitos previstos em lei.

Nesta ação, mais de 40 audiências foram realizadas pela equipe jurídica do Procon

Ponto de atendimento do Procon em Laranjal do Jari

O Procon possui um ponto de atendimento dentro da unidade do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC), também conhecido como Super Fácil. A chefe do setor de atendimento e cartório do Procon, Adrini França, destaca a importância da ampliação do serviço:

“É um espaço importante, onde o consumidor pode buscar apoio sempre que enfrentar problemas nas relações de consumo. No local, realizamos o registro de denúncias e reclamações, além de oferecer orientações e informações sobre os direitos do consumidor. Nosso objetivo é garantir que todos tenham acesso à justiça e ao respeito nas relações de consumo”, pontua Adrini.

Endereço do Super Fácil em Laranjal do Jari:
Avenida Tancredo Neves, n.º 0813, no Bairro Agreste
Horário de funcionamento: das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.

O Procon possui um ponto de atendimento dentro do Super Fácil do Laranjal do Jari

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