Governo do Amapá realiza cerimônia de Aposição de Luvas das Escolas de Gestão Compartilhada
Evento marcou a oficialização da entrada dos novos alunos no modelo de ensino militar, que atende mais de 4,7 mil estudantes no estado.

O Governo do Amapá realizou, nesta sexta-feira, 12, a Cerimônia de Aposição de Luvas das Escolas de Ensino Militar Prof. Antônio Messias Gonçalves da Silva, Prof.ª Risalva Freitas do Amaral, Prof. Afonso Arinos de Melo Franco, Igarapé da Fortaleza e Prof. Antônio Ferreira Lima Neto.
O evento oficializou a entrada dos alunos que ingressaram no modelo de ensino militar no ano letivo de 2025. A solenidade contou com a presença do vice-governador, Teles Júnior; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lielsen Milburges da Costa Júnior; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pelsondré Martins da Silva; e da secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

Durante o ato, foram prestadas honras militares ao chefe do Executivo, seguidas da apresentação da tropa e da execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

A aposição de luvas é um dos momentos mais simbólicos do calendário escolar das unidades de ensino militar, representando o encerramento do período de adaptação dos alunos ingressantes. Pais e responsáveis são convidados a colocar as luvas nos uniformes dos estudantes, que, em seguida, realizam o juramento perante o Pavilhão Nacional, reforçando valores como disciplina, respeito e cidadania.
O vice-governador Teles Júnior ressaltou o impacto positivo do modelo para a educação no Amapá e anunciou a ampliação das Escolas Militares:
“Esse projeto é inovador e eleva a qualidade do ensino em locais estratégicos. Nós iremos ampliar as Escolas Militares para outras zonas de Macapá, levando a disciplina, o respeito e a excelência acadêmica para mais famílias”, afirmou.

A secretária de Educação, Sandra Casimiro, também destacou o compromisso do governo com o fortalecimento do ensino no estado:

“Hoje celebramos mais do que um ato simbólico. Celebramos a educação de qualidade, a disciplina e o futuro desses jovens. O governador Clécio Luís reafirma o compromisso em ampliar e fortalecer este modelo de ensino, que já tem mostrado resultados expressivos, formando cidadãos preparados para os desafios da vida”, ressaltou a secretária.
Emocionada, Maria Deusete, mãe do estudante José Willian, da Escola Estadual Lima Neto, que participou da cerimônia, fez questão de agradecer ao Governo do Estado:
“É uma emoção que não cabe no peito. Ver meu filho aqui, fazendo o juramento e vestindo esse uniforme é um orgulho para toda a nossa família. Agradeço ao governador Clécio Luís por proporcionar um ensino que valoriza o respeito, a disciplina e prepara nossos filhos para um futuro melhor”, disse.

Atualmente, as cinco Escolas de Ensino Militar do Estado atendem 4.744 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O modelo, implantado em 2017, é fruto de uma parceria entre o Governo do Amapá, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar, e tem apresentado resultados expressivos: melhora nos índices do IDEB, aumento nas aprovações do Enem e redução da evasão escolar.
Desfile Escolar neste sábado (13)
Como parte da programação cívica, neste sábado (13), a partir das 17h, no Sambódromo, acontece o Desfile das Escolas da Rede Estadual, em alusão à data que marca a criação do antigo Território Federal do Amapá. O tema deste ano é: “Amapá na COP30: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento”.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!