Amapá sedia 25º Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social para debater planejamento na Amazônia
O evento conta com o apoio do Governo do Amapá e acontece no Museu Sacaca, com participação de gestores de toda a Região Norte.

O Amapá está sediando o 25º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), da Região Norte. O evento conta com o apoio do Governo do Amapá e acontece no Museu Sacaca, a partir desta quinta-feira, 11, seguindo com debates e mesas redondas até a próxima sexta-feira, 12.
A abertura da programação reuniu gestores municipais, representantes dos Governos Federal e Estadual, especialistas e instituições parceiras para debater os avanços, os desafios e as perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na região amazônica. Este ano o tema em debate é "Consolidando o SUAS pelo Brasil: panoramas regionais, novos rumos e desafios decenais”.

“O nosso estado está recendendo diversos técnicos da área assistencial para alinhar atividades resolutivas deste setor e observando as peculiaridades amazônicas”, destacou o secretário de Estado de Assistência Social, Hugo Paranhos.
A programação tem um espaço dedicado para mesas redondas, debates, articulações técnicas, políticas e estratégicas, visando fortalecer a assistência social como política de Estado e reafirmar a mobilização nacional pela aprovação da PEC 383/2017, que garante o cofinanciamento obrigatório e regular do SUAS.

“Essa é uma oportunidade ímpar para delinearmos ações referente aos principais pontos da assistência social do estado e de nossa região. Queremos alinhar também diretrizes em relação ao projeto de emenda que vai garantir recursos diretamente para a assistência social em todas as esferas públicas”, informou a presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipal de Assistência Social do Amapá (Coegmeas/AP), Maiara Chagas.
A proposta é considerada essencial para assegurar previsibilidade orçamentária, estabilidade financeira e sustentabilidade das políticas públicas que atendem milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social.

“Estar para debater e ouvir as demandas é algo muito importante para nós do Ministério. Sempre somos orientados a estar diretamente com os gestores para que dentro de suas necessidades possamos montar o planejamento da União para auxiliar as famílias em vulnerabilidade social”, disse o secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão.
O evento também tem o auxílio do secretário Extraordinário de Representação do Governo do Estado do Amapá em Brasília, Zico Araújo; da Assembleia Legislativa (Alap) e a deputada federal, Aline Gurgel.

Programação
Sexta-feira, 12
- 9h - Painel 2: Cadastro Único e Vigilância Socioassistencial: os desafios da gestão da informação no âmbito municipal
- 11h15 - Painel 3: Segurança de Renda no SUAS: Os impactos do novo Bolsa Família e da nova regulamentação do BPC
- 12h30 - Intervalo para Almoço
- 14h - Painel 4: Amazônia e SUAS - desafios, saberes e práticas do SUAS no Norte do Brasil
- 15h - Painel 5: O SUAS e as interseccionalidades um olhar transversal para consolidar a defesa de direitos
- 16h - Encerramento Oficial
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!