Programação da Semana da Pátria pelo Governo do Amapá continua nesta sexta e sábado, 12 e 13 de setembro
Estudantes de 70 escolas de todo o estado participam de cerimônia de aposição de luvas e desfile cívico-estudantil, em Macapá.

O Governo do Amapá realiza a “aposição de luvas” das escolas de gestão militar às 17h desta sexta-feira, 12, e o Desfile Cívico-Estudantil às 16h do sábado, 13, no Sambódromo de Macapá, na Av. Ivaldo Veras, no bairro Jardim Marco Zero. A programação integra a Semana de Pátria, em celebração à Independência do Brasil e aniversário de Criação do Ex-território Federal do Amapá.
Ao todo, as duas cerimônias reunirão estudantes de 70 escolas, além de gestores escolares, profissionais da educação, familiares e sociedade em geral. O objetivo é manter a tradição amapaense que envolve toda a comunidade, além de fortalecer o sentimento de civismo, cidadania e coletividade.
“Mais um ano que estamos nos preparando para esse marco que são os desfiles. Começamos no dia 7 com o desfile cívico militar e agora temos a participação dos estudantes. Essa programação fortalece a ética, cidadania, e o respeito ao próximo, visando a formação cidadã das nossas crianças e jovens”, afirma a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

A aposição de luvas é um rito de passagem para o ensino com enfoque militar, simbolizando a adaptação, o compromisso com a instituição de ensino e ainda a permissão oficial para usar o uniforme completo. Durante a cerimônia, os familiares colocam as luvas sobre os ombros dos estudantes.
Já durante o Desfile Cívico-Estudantil, as escolas são organizadas em pelotões para desfilar pelo Sambódromo. Neste ano, o evento traz como tema: “Amapá na COP 30: Educação, Sustentabilidade e Desenvolvimento”, com o objetivo de incentivar a participação dos alunos amapaenses na preservação ambiental.
Programação
- 12 de setembro
17h - Aposição de Luvas das escolas de gestão militar - 13 de setembro
16h - Desfile Cívico Estudantil
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!