Na 54ª Expofeira, Governo do Amapá apresenta linha de crédito para servidores investirem em energia solar
Iniciativa une economia e responsabilidade ambiental, incentivando servidores a adotarem energia solar com condições acessíveis.
Colaboração de Jamylle Nogueira

Durante a 54ª Expofeira, o Governo do Estado está apresentando aos visitantes o Programa Amapá Solar, iniciativa que garante condições especiais para que servidores estaduais tenham acesso a sistemas de energia solar em suas residências.
A linha de crédito é viabilizada pela Fundação Amapá Previdência (AmapáPrev) e funciona na modalidade consignado, com taxas de juros mais baixas que as convencionais do mercado. A proposta é estimular o uso de energia limpa e sustentável, ao mesmo tempo em que possibilita economia na conta de luz dos servidores.

De acordo com a empresária Geseane Marinho, da empresa Marcosera Solar, parceira do programa, o processo é simples.
“Primeiro fazemos o cadastro do servidor para verificar a margem consignável. Mesmo quem estiver negativado pode participar, desde que tenha margem disponível. Em seguida, analisamos o consumo mensal de energia para elaborar um projeto personalizado. As taxas trabalhadas pela AmapáPrev são bem menores que as convencionais, o que facilita bastante o acesso”, explicou a empresária.

Na Expofeira, a ação tem atraído servidores interessados. A pedagoga, Márcia Nazaré Ferreira Correia, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres, elogiou a iniciativa.
“Achei maravilhoso. Muitas pessoas não sabem como acessar esse tipo de financiamento, e o Governo está facilitando isso. A feira é um espaço de conhecimento e negociação, e essa linha de crédito abre uma porta importante para quem quer investir em energia solar e economizar”, destacou a pedagoga.

Outro servidor que visitou o estande, foi o policial militar, Reinaldo Jr. Ele afirmou que pretende aderir ao programa em breve.
“Estou entendendo como funciona e gostei da proposta. Assim que terminar a feira, vou entrar em contato para fechar um pacote”, disse o policial.

Além de fomentar a sustentabilidade, o Governo do Estado também fortalece o setor empresarial local, já que empresas parceiras têm na Expofeira um espaço estratégico de divulgação e novos negócios.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!