Sabor, tradição e empreendedorismo popular: 'Chapa da Rose' é destaque e atrai multidões na 54ª Expofeira do Amapá
Por trás da fumaça e da comida saborosa que atrai multidões na Expofeira, está Roseane Maia dos Santos, 52 anos, empreendedora que transformou sua história de luta em um negócio de sucesso.
Colaboração de Isabel Ubaiara

Além de uma vitrine de negócios verdes e manifestações culturais, a 54ª Expofeira do Amapá também é o palco onde histórias inspiradoras ganham luz. Uma delas é a de Roseane Maia dos Santos, de 52 anos, empreendedora paraense que há mais de duas décadas conquista paladares com sua famosa Chapa da Rose.
Natural de Belém (PA), Roseane Santos chegou a Macapá em 1997 com poucos recursos e muitos sonhos. Na Expofeira, o sucesso é imediato. “Abriu a chapa, começou a vender. É sucesso total! Trabalho só com carne de primeira, e isso faz toda a diferença. Está bombando e vai bombar ainda mais com toda a visibilidade que temos aqui”, conta Roseane, enquanto atende clientes em ritmo acelerado.

Roseane começou sua trajetória vendendo bombons pelas ruas “Era o que dava pra fazer. Mas eu nunca parei de acreditar”, relembra. Com o tempo, os doces deram lugar à chapa quente, onde carnes de qualidade são preparadas com o tempero da experiência. “Tem mais de 20 anos que trabalho com isso. A Chapa da Rose tem uma grande história”, afirma com orgulho.
A empreendedora também faz questão de agradecer ao Governo do Amapá, organizador da Expofeira, pela oportunidade de participar do evento. “Sempre trabalho em eventos promovidos pelo governo. Sou muito grata por esse espaço que eles oferecem para nós, empreendedores da região. Isso fortalece nosso negócio e valoriza nossa história.”
A maior vitrine de negócios da Amazônia, além de movimentar a economia, reafirma seu papel como espaço de talentos e trajetórias que inspiram. E a Chapa da Rose é prova viva de que, com trabalho, qualidade e dedicação, é possível transformar uma ideia simples em um verdadeiro ícone da culinária popular.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!