Programa emblemático 'Dê Sinal de Vida' é relançado na 54ª Expofeira do Amapá pelo Governo do Estado
Iniciativa do governador Clécio Luís, originada em seu mandato como vereador é ampliada para todo o estado com ações educativas de trânsito.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AP), anuncia o relançamento do programa “Dê Sinal de Vida” durante a 54ª Expofeira do Amapá. A iniciativa, que tem como foco a educação para um trânsito mais humano e seguro, resgata um projeto idealizado pelo governador Clécio Luís ainda durante seu mandato de vereador, e é uma marca de sua gestão como prefeito de Macapá.
A campanha teve origem com a aprovação da Lei Municipal nº 1923/2011, de sua autoria, que implementou a sinalização visual de mãos nas faixas de pedestres e incentivou o gesto de levantar a mão para atravessar com segurança. Durante seu mandato de prefeito (2013-2020), a campanha foi consolidada e ganhou forma concreta na capital.
Agora, sob a coordenação do Detran-AP, o projeto é reativado em âmbito estadual, e modernizado com ações integradas em ambientes urbanos, escolas e comunidades. O objetivo mantém-se firme: humanizar o trânsito e preservar vidas via comunicação eficaz, educação contínua e participação cidadã.
De acordo com Emmanuel Dante, diretor-presidente do Detran-AP, a iniciativa é um marco na política de segurança viária do estado e reforça uma visão de longa data do Governo do Amapá.
“A campanha ‘Dê Sinal de Vida’ materializa a visão do governador Clécio Luís, que já enxergava a necessidade de humanizar nosso trânsito através da educação e de gestos simbólicos que salvam vidas. Esta campanha fortalece a comunicação entre quem está a pé e quem está ao volante, criando um trânsito mais solidário e consciente. A Expofeira é o palco ideal para lançar essa mensagem a milhares de amapaenses”, afirma Dante.

A campanha educativa parte do princípio de que um gesto simples como levantar a mão pode aumentar a percepção e a segurança na travessia. A ação de levantar a mão na faixa já se torna um procedimento habitual em outras localidades e é considerada eficaz pelos usuários do trânsito.
Além das intervenções urbanas, o programa prevê atividades lúdicas em escolas, campanhas de rua com orientação direta à população, distribuição de material educativo e parcerias com comunidades e veículos de imprensa. A ideia é incentivar crianças, jovens e adultos se tornarem multiplicadores da mensagem de segurança no trânsito.
O lançamento na 54ª Expofeira do Amapá marca o início de uma série de ações que devem transformar a relação entre pedestres e motoristas, tornando o trânsito amapaense mais seguro e colaborativo.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!