Governo do Estado oferece cursos, editais e oportunidades para a juventude na 54ª Expofeira do Amapá
Jovens interessados podem realizar inscrições, garantir vaga e receber orientações sobre programas como o ID Jovem e o novo Amapá Jovem.
Colaboração de Maria Clara Prudêncio

Com uma programação que vai além da cultura, do entretenimento e dos negócios que movimentam a 54ª Expofeira do Amapá, o Governo do Estado também investe na capacitação e no protagonismo da juventude. No espaço Acolher Amapá, localizado próximo à entrada do estacionamento do Parque de Exposições da Fazendinha, os interessados encontram informações e vagas para cursos, editais, programas e diversas oportunidades que promovem a inclusão social e econômica da juventude amapaense.
A assessora da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), Brena Brazão, destaca que o espaço Acolher oferece atendimento personalizado e apresenta oportunidades voltadas à capacitação, ao engajamento e acesso a políticas públicas para os pais e o público juvenil.

“As inscrições do Amapá Jovem e do ID Jovem estão abertas, assim como a oferta de cursos em parceria com o Senac, Enjoy e outros, que vão até o final do ano. Estamos informando também sobre os benefícios do programa Amapá Jovem, dividido em subprogramas e os bolsistas recebem bolsas, certificados e experiências que podem contribuir significativamente para eles”, afirmou Brena.
A programação da 54ª Expofeira do Amapá é um momento importante para conhecer de perto os programas voltados à juventude, que oferecem incentivos como bolsas, descontos e acesso para os jovens inscritos. Os interessados devem aproveitar a feira neste sábado, 6, e domingo, 7, para obter mais informações.

Saiba mais sobre o ID Jovem: programa federal que garante meia-entrada em eventos culturais e até duas vagas gratuitas em transportes interestaduais, como trens, embarcações e ônibus. O benefício é destinado a jovens de 15 a 29 anos, pertencentes a famílias com renda de até dois salários mínimos e cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Novo Amapá Jovem: programa que busca promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis entre 15 e 29 anos. O programa oferece acesso à educação, capacitação profissional e oportunidades no mercado de trabalho, contribuindo para a redução do desemprego e o fortalecimento do bem-estar dos participantes. O Novo Amapá Jovem é dividido em seis subprogramas: Amapá Jovem na Escola, Amapá Jovem Universitário, Amapá Jovem no Campo, Amapá Jovem Estagiário, Amapá Jovem Cidadão e Amapá Jovem Protagonista.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!