Governo do Estado realiza oficina de capacitação em afroturismo para agentes de viagens e guia de turismo na 54ª Expofeira do Amapá
Iniciativa teve o objetivo de fortalecer, agregar conhecimentos e incentivar o protagonismo cultural turístico negro no estado. O encontro aconteceu no Pavilhão Aquário de Inovações, no Parque da Fazendinha, em Macapá.
Como forma de fortalecer, agregar conhecimentos e incentivar o protagonismo cultural negro no Amapá, o Governo do Estado promoveu na 54ª Expofeira uma oficina de capacitação com palestra sobre o tema "Afroturismo: Rota da Liberdade" voltada a agentes de viagens e demais profissionais da área. Encontro aconteceu na sexta-feira, 5, no auditório do Pavilhão Aquário de Inovações, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
Durante o evento, a palestrante e agente de viagens Solange Barbosa, do Vale do Paraíba, São Paulo, explicou o afroturismo como uma vertente em crescimento no setor turístico de todo o país, sendo um dos principais fatores que contribuem com o desenvolvimento econômico das regiões. Além disso, a paraibana argumentou sobre a importância da valorização do povo negro no Amapá.
“É importante falar com os agentes de viagem do Amapá para que eles possam trabalhar melhor com o afroturismo dentro desse território que é tão rico e diverso. Visitei o Curiaú e o Parque do Forte, fiquei maravilhada, o Amapá tem muito potencial ”, afirmou a paulistana.

A palestra esteve sob coordenação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e teve como principal foco incentivar e unir todas as vertentes do ecossistema dos agentes de viagem e setor do turismo, para dar mais visibilidade às comunidades negras que desenvolvem atividades turísticas em seus territórios.
A oficina faz parte do "Programa Rotas Negras", lançado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em 2024, uma iniciativa do governo federal, liderada pelo Ministério da Igualdade Racial e pelo Ministério do Turismo, para consolidar o afroturismo como política pública estratégica no Brasil.
“O afroturismo é um tema que tem se desenvolvido bastante no Brasil. Temos o ciclo do marabaixo, as bebidas tradicionais e as religiões de matriz africana em nossos locais de resistência negra. O turista já não quer mais só ver a cidade, quer ver as coisas que mostram a cultura da nossa terra”, reforçou o guia de turismo, Antônio Carlos.

A oficina ofereceu uma experiência de aprendizado que visa não apenas transmitir informação, mas também desenvolver novas habilidades e competências nos participantes. O estudante de turismo, Iyá Egbé Emotiá, comentou que eventos como esse estimulam os saberes, ideias e trazem referências que agregam na execução do afroturismo no estado.
“Temos muitas referências africanas, temos os terreiros, temos histórias a serem contadas em nossos Quilombos. Palestras como essa nos capacitam para produzirmos roteiros de turismo, agregando tudo isso. Temos um estado rico nessa diversidade histórica”, complementou Emotiá.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!