Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AFROTURISMO E VALORIZAÇÃO CULTURAL

Governo do Estado realiza oficina de capacitação em afroturismo para agentes de viagens e guia de turismo na 54ª Expofeira do Amapá

Iniciativa teve o objetivo de fortalecer, agregar conhecimentos e incentivar o protagonismo cultural turístico negro no estado. O encontro aconteceu no Pavilhão Aquário de Inovações, no Parque da Fazendinha, em Macapá.

Por Redação Expofeira
06/09/2025 15h00

Como forma de fortalecer, agregar conhecimentos e incentivar o protagonismo cultural negro no Amapá, o Governo do Estado promoveu na 54ª Expofeira uma oficina de capacitação com palestra sobre o tema "Afroturismo: Rota da Liberdade" voltada a agentes de viagens e demais profissionais da área. Encontro aconteceu na sexta-feira, 5, no auditório do Pavilhão Aquário de Inovações, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Durante o evento, a palestrante e agente de viagens Solange Barbosa, do Vale do Paraíba, São Paulo, explicou o afroturismo como uma vertente em crescimento no setor turístico de todo o país, sendo um dos principais fatores que contribuem com o desenvolvimento econômico das regiões. Além disso, a paraibana argumentou sobre a importância da valorização do povo negro no Amapá.

“É importante falar com os agentes de viagem do Amapá para que eles possam trabalhar melhor com o afroturismo dentro desse território que é tão rico e diverso. Visitei o Curiaú e o Parque do Forte, fiquei maravilhada, o Amapá tem muito potencial ”, afirmou a paulistana.

Solange Barbosa, do Vale do Paraíba, São Paulo

A palestra esteve sob coordenação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e teve como principal foco incentivar e unir todas as vertentes do ecossistema dos agentes de viagem e setor do turismo, para dar mais visibilidade às comunidades negras que desenvolvem atividades turísticas em seus territórios.

A oficina faz parte do "Programa Rotas Negras", lançado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em 2024,  uma iniciativa do governo federal, liderada pelo Ministério da Igualdade Racial e pelo Ministério do Turismo, para consolidar o afroturismo como política pública estratégica no Brasil.

“O afroturismo é um tema que tem se desenvolvido bastante no Brasil. Temos o ciclo do marabaixo, as bebidas tradicionais e as religiões de matriz africana em nossos locais de resistência negra. O turista já não quer mais só ver a cidade, quer ver as coisas que mostram a cultura da nossa terra”, reforçou o guia de turismo, Antônio Carlos.

Guia de turismo, Antônio Carlos

A oficina ofereceu uma experiência de aprendizado que visa não apenas transmitir informação, mas também desenvolver novas habilidades e competências nos participantes. O estudante de turismo, Iyá Egbé Emotiá, comentou que eventos como esse estimulam os saberes, ideias e trazem referências que agregam na execução do afroturismo no estado.

“Temos muitas referências africanas, temos os terreiros, temos histórias a serem contadas em nossos Quilombos. Palestras como essa nos capacitam para produzirmos roteiros de turismo, agregando tudo isso. Temos um estado rico nessa diversidade histórica”, complementou Emotiá.

Estudante de turismo, Iyá Egbé Emotiá

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Turismo