Governo do Amapá lança ‘Simuladão Saeb’ a fim de preparar estudantes de 233 escolas para prova nacional
A prova será aplicada nas turmas do 5º e 9º ano, no dia 10 de setembro, com premiação para os melhores desempenhos.

Para reforçar o preparo dos estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o Governo do Amapá lançou nesta sexta-feira, 5, o ‘Simuladão Saeb’, que será aplicado simultaneamente em 233 escolas estaduais. O anúncio aconteceu em uma cerimônia na Secretaria de Estado da Educação, com a presença de gestores, professores e alunos.
O Simuladão Saeb será uma prova com cerca de 40 questões de língua portuguesa e matemática, aplicado em turmas do 5º e 9º ano do ensino fundamental no dia 10 de setembro. A metodologia de aplicação do simulado será a mesma utilizada no Saeb oficial, respeitando os limites de tempo e comportamento da avaliação nacional.

“Estamos fazendo uma força tarefa para melhorar o desempenho do Amapá no Saeb. Esse simulado vai possibilitar que os alunos se familiarizem com a estrutura de uma prova nacional, além de diagnosticar as principais dificuldades dos estudantes. Também vai permitir que as escolas testem estratégias de mobilização”, explicou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.

Esta é a primeira vez que o Governo do Amapá vai promover um simulado simultâneo em todos os 16 municípios. Para incentivar o empenho das escolas, serão premiados com tablets quatro alunos, quatro professores e dois coordenadores pedagógicos de escolas de melhor desempenho na prova, em uma parceria com o Proesc e a Inteceleri.

“O Simuladão é uma das ações da nossa Central do Saeb, que está promovendo iniciativas em todos os municípios para engajar os gestores e professores. Além disso, também temos uma iniciativa de embaixadores do Saeb para envolver os estudantes”, ressaltou a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Danielle Dias.
Sistema de Avaliação da Educação Básica
O Saeb é uma avaliação aplicada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de diagnosticar a qualidade da educação nas escolas do Brasil.
Em 2025, ela vai acontecer no mês de outubro. O resultado da prova é usado para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e permite a formulação de políticas públicas mais eficazes.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!