Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVIDÊNCIA

Governo do Amapá participa do 3º Congresso Brasileiro de Mulheres de Regimes Próprios de Previdência Social, em Brasília

O objetivo é fortalecer e fomentar a participação das mulheres nas diversas áreas de atuação e instâncias de deliberação dos RPPS.

Por Ana Anspach
06/09/2025 09h30
Amprev representa o segurados do Governo do Amapá em Congresso realizado em Brasília (DF)

Gestoras da Amapá Previdência (Amprev) representaram o Governo do Estado no 3º Congresso Brasileiro de Mulheres de Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), organizado pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (Abipem).

O encontro, que reuniu mais de 300 servidoras e gestoras de todas as regiões do Brasil debateu temas como a participação das mulheres na política previdenciária, mulheres na gestão de investimentos, o olhar feminino na fiscalização e regulação dos regimes próprios. 

Diretora de Benefícios e Fiscalização, Narleia Salomão

As diretoras de Benefícios e Fiscalização da Amprev, Narleia Salomão, Benefícios Militares, Major Sônia Priscila e Financeira e Atuarial, Rayana Linhares, apresentaram a experiência da gestão previdenciária amapaense para o cenário nacional.

Durante a programação, as representantes da Amprev tiveram a oportunidade de dialogar com o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e destacar a importância da participação ativa do Amapá em espaços de troca de experiências e fortalecimento institucional.

Narleia Salomão, falou sobre a relevância da participação no evento para o fortalecimento das políticas previdenciárias no Estado.

“É uma honra fazer parte do congresso, que além de ser inovador, abordou temas diversificados, incluindo Liderança Feminina na Boa Gestão e Desafios enfrentados no dia a dia. Essa oportunidade agrega conhecimento na nossa atuação e nos deixa conectadas com o que acontece no país”, afirmou Narleia.

Diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos

O diretor-presidente da Amprev, Jocildo Lemos, disse que a presença da instituição no congresso reafirma o compromisso da gestão com a valorização da técnica e da diversidade.

“Participarmos de um evento desse porte significa aprender e compartilhar boas práticas, mas também, mostrar que o Amapá está engajado na construção de uma previdência cada vez mais sólida, inclusiva e eficiente. O protagonismo feminino é fundamental para o futuro da nossa gestão previdenciária”, ressaltou Lemos.

Dados apontam que as mulheres representam 58% do total de colaboradores e cada vez têm mais representatividade dentro do RPPS, com um aumento na presença de cargos de liderança, como diretorias e conselhos. O Congresso Brasileiro de Mulheres de RPPS, demonstrou o progresso e a necessidade de iniciativas para fortalecer o protagonismo feminino na gestão previdenciária. 

Cerca de 300 mulheres de todas as regiões do Brasil participaram do congresso

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!