Governo do Estado realiza visita guiada com estudantes da Escola Socorro Smith na 54ª Expofeira do Amapá
Cerca de 78 alunos puderam visitar pela primeira vez o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

O Governo do Estado trouxe nesta quinta-feira, 4, visitando a pela primeira a 54ª Expofeira do Amapá, os alunos da Escola Estadual Maria Socorro Andrade Smith, do bairro Cabralzinho. A iniciativa teve como objetivo promover inclusão, acesso à cultura e proporcionar novas vivências aos jovens da rede pública.
Ao todo, 78 alunos foram acompanhados por guias turísticos da Central de Turismo, que apresentaram os estandes da feira, como o da COP30 e da tradicional Escola de Samba do Rio de Janeiro Mangueira, além de áreas dedicadas aos animais de fazenda. A ação foi promovida com apoio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedih).

"Nosso objetivo é garantir que crianças e adolescentes tenham acesso a espaços que normalmente não estariam ao alcance deles. A Expofeira é um evento grandioso, que mistura cultura, educação, lazer e conhecimento. Trazer esses jovens aqui é reconhecer o direito que eles têm de participar da vida social, de sonhar e de se verem em novos lugares”, destacou Josiane vale, gerente do Núcleo das Políticas da Sedih.

O diretor da Escola Socorro Smith, Miguel Ângelo, destacou a importância da atividade, principalmente para os estudantes que moram em regiões mais afastadas da capital.
“Esse é um momento muito especial para nossos alunos. Muitos deles moram em bairros como Marabaixo e Cabralzinho e não teriam meios de transporte para vir por conta própria. Essa visita representa uma oportunidade única de aprendizado e lazer”, afirmou o diretor.

Para Ana Clara, estudante do 9º ano, a experiência foi enriquecedora e surpreendente. Ela contou que ainda não havia visitado a Expofeira e se encantou com a diversidade de atrações que pode conhecer.
“Eu gostei muito de ver os animais e conhecer os estandes que falam do meio ambiente. A gente aprende na escola, mas ver de perto é diferente. Dá vontade de cuidar mais da natureza”, disse Ana Clara.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!