Agricultores aprendem a produzir bebida fermentada de açaí na 54ª Expofeira do Amapá
O curso tem como proposta capacitar os participantes na produção de um fermentado artesanal feito da polpa do açaí, fruto que já é um dos mais consumidos no estado.

Uma nova alternativa de renda e valorização da biodiversidade amazônica começou a ser explorada durante a 54ª Expofeira do Amapá. Nesta quinta-feira, 4, agricultores e visitantes participaram do Curso Teórico e Prático da Bebida Fermentada Açaí Tinto, realizado na fazenda do Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
O curso tem como proposta capacitar os participantes na produção de um fermentado artesanal feito da polpa do açaí, fruto que já é um dos mais consumidos no estado. Além de diversificar o uso do produto, a iniciativa busca gerar novas oportunidades de negócios, aquecer o mercado e ampliar a visão empreendedora dos produtores.

Aprendizado na prática
Dividido em módulos, o curso contou com uma etapa prática em que os participantes receberam a receita básica para compor o mosto mistura de açaí, açúcar, água e levedura. Cada agricultor recebeu um kit completo para prática com um fermentador de 20 litros, para dar continuidade ao processo em casa.
O diretor-presidente do Rurap, Kelson Vaz, também destacou o potencial econômico da capacitação.
“Estamos ensinando as pessoas a produzir em casa o vinho artesanal feito do açaí. Isso significa agregar valor a um produto que já é parte da nossa cultura e pode conquistar mercados dentro e fora do Brasil”, disse Kelson.

O treinamento foi ministrado pelo empresário João Alberto Capiberibe, que ressaltou o caráter inovador da técnica.
“Estamos transferindo conhecimento e experiência para quem quiser aprender e empreender, para que a fermentação da polpa do açaí se torne popular e mundialmente conhecida. A grande surpresa é que, a partir da polpa, é possível produzir uma diversidade de sabores que se assemelham muito ao vinho de uva”, explicou Capiberibe .

Incentivo e oportunidades
A agricultora Fátima dos Santos, da comunidade Pancada do Camaipi, destacou o impacto positivo da iniciativa.
"Aprender sempre é bom e, quando você tem a chance de ganhar dinheiro com o que aprende, é melhor ainda. Ganhei o kit, aprendi e agora vou executar com a certeza de que será um sucesso”, afirmou dona Fátima.
Com a novidade, agricultores amapaenses passam a enxergar no açaí não apenas um alimento tradicional, mas também uma oportunidade de negócio inovadora com potencial de gerar renda e reconhecimento para a região.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até este domingo, 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, senador pelo Amapá, Randolfe Rodrigues, do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil, Waldez Goés, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!