‘Vamos fortalecer a nossa semana cultural’, diz educadora indígena do Parque do Tumucumaque ao receber prêmio na 54ª Expofeira do Amapá
Isabela Tiriyó Katxuyana é diretora da Escola Estadual Indígena Santo Antônio. Ela foi uma das gestoras contempladas com o valor de 5 mil do Governo do Estado, que incentiva as práticas culturais nos territórios indígenas.

O Governo do Estado premiou, na 54ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, 20 escolas estaduais que realizam trabalhos das semanas culturais indígenas em seu território. Isabela Tiriyó Katxuyana, do Parque do Tumucumaque, foi uma das gestoras contempladas com o valor de 5 mil que vai incentivar as práticas culturais na instituição de ensino em que trabalha.
“Sou diretora da Escola Indígena Estadual Santo Antônio, estou muito feliz ao receber esta premiação, porque vai incentivar as comunidades indígenas, vamos realizar mais semanas culturais, repassar para nossas crianças os saberes tradicionais. Em nosso território, nós já trabalhamos com artesanato, dança do 'jacaré-ariwe-woato' e outras atividades que fazem parte das nossas vivências”, explicou a gestora Isabela.

A premiação é fruto do edital “Educação para o Bem Viver: apoio às comunidades indígenas pela equidade na educação”. O valor total do recurso foi de 100 mil, distribuídos em 5 mil para as 10 escolas do município de Oiapoque, nove para o Norte do Pará e um para Pedra Branca do Amapari.
Outra instituição contemplada foi a Escola Indígena Estadual São José. Ao receber o certificado de reconhecimento pelas atividades executadas com os alunos, a diretora Jaqueline Jean Jacque, da aldeia Galibi-Kali’na, agradeceu a premiação e reforçou a importância do incentivo dado pelo Governo do Amapá.
“É um momento muito especial porque é um incentivo para nós. Já trabalhamos dentro da nossa escola com a valorização da cultura e fortalecimento da identidade do nosso povo, e agora, com essa premiação, é mais um estímulo para a gente enquanto gestor e para a comunidade. Atualmente, nós trabalhamos com a língua indígena, que é um componente dentro do nosso currículo, e também a cultura do nosso povo Galibi Kali’na”, destacou Jaqueline Jean Jacque.

A realização do edital estava sob coordenação da Secretaria de Estado Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), Fundação Marabaixo, Educação (Seed) e Cultura (Secult). O gerente do Núcleo de Educação Indígena, que integra a Seed, Maxwara Karipuna, destacou a importância de projetos que fortaleçam a perpetuação da cultura nos territórios indígenas.
“O núcleo de educação indígena dentro da Seed é o responsável por organizar as políticas públicas, ver as questões de infraestrutura para as escolas. Além disso, o nosso papel enquanto gerência é desenvolver os trabalhos pedagógicos para que as escolas indígenas desenvolvam uma educação de acordo com o que preconiza a legislação, então nós estabelecemos esse elo com essas instituições de levar informação e orientações sobre a educação indígena”, complementou MaxWara.

Durante a cerimônia da entrega dos prêmios, a diretora-presidente da Fundação Marabaixo revelou que também haverá um edital voltado às comunidades quilombolas, e que as 20 instituições premiadas farão um intercâmbio junto às 20 escolas indígenas selecionadas nesse primeiro processo. Em 2026, a junção dos 40 projetos selecionados serão fomentados durante a semana cultura pedagógica. A programação encerou com uma apresentação cultural dos povos Waiana e Apalai do Norte do Pará.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!