Trabalhos artísticos e artesanais produzidos no Iapen ganham espaço e reconhecimento na 54ª Expofeira do Amapá
Materiais expostos como móveis, peças decorativas e quadros já foram todos vendidos durante o evento e a instituição tem recebido novas encomendas.

O Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) apresenta, durante a 54ª Expofeira do Amapá, os resultados de iniciativas que unem trabalho, reintegração social e sustentabilidade dentro do sistema carcerário. Os internos têm se destacado em oficinas de marcenaria, serralharia, metalurgia e artes, produzindo móveis, peças decorativas e quadros que estão chamando a atenção do público visitante.
As ações do Iapen reforçam as políticas públicas do Governo do Amapá que demonstra importância do trabalho e da educação como instrumentos de disciplina, controle e combate à criminalidade dentro das unidades prisionais, ao mesmo tempo em que oferece aos internos novas perspectivas de vida.
Dentro da maior feira de negócios sustentáveis do Amapá, os artigos tem tido uma procura intensa e desde o segundo dia de evento, toda a produção exposta já havia sido vendida, e os internos passaram a receber encomendas. Uma novidade é que para a Expofeira de 2026, o "Carrinho de Oportunidades", que já começou a ser produzido pelos internos estará disponível para os empreendedores através de uma parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete).


De acordo com o diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes, grande parte da matéria-prima utilizada vem de doações ou de apreensões feitas por órgãos de fiscalização, como a Polícia Civil e o Ibama. Madeiras antes destinadas ao descarte ganham nova utilidade e se transformam em produtos de qualidade, que já conquistaram o mercado local. Luiz Carlos pontua que o projeto tem um papel social e estratégico dentro do sistema prisional.
“Nós estamos mostrando à sociedade que o sistema carcerário não é apenas segurança e disciplina. Através dessas atividades produtivas, conseguimos ocupar o tempo dos internos, afastá-los da influência das facções e oferecer a eles a possibilidade de aprender uma profissão. Isso aumenta as chances de reintegração social e de prover o sustento digno da família quando retornarem ao convívio em liberdade”, destacou o gestor.

Trabalho que liberta
Além das oficinas produtivas, o Iapen alcançou um marco histórico: 30% da população carcerária do estado já participa de atividades laborais. Atualmente, o sistema abriga cerca de 3,8 mil pessoas privadas de liberdade, e mais de mil estão envolvidas em diferentes funções.
Essas atividades incluem desde trabalhos internos, que contribuem para a remissão de pena, até serviços contratados por empresas que atuam dentro do Iapen, como na área da construção civil. Também há atividades externas, realizadas em parceria com prefeituras e com o Governo do Amapá, como manutenção predial e roçagem de rodovias.
“Conseguimos alcançar um número histórico: 30% da nossa população carcerária envolvida em atividade de trabalho. Isso não apenas reduz a ociosidade, mas também fortalece a reintegração dessas pessoas na sociedade, dá a eles a oportunidade de adquirir experiência profissional e contribui com serviços importantes para a população”, afirmou Luiz Carlos.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!