Agricultores do Amapá recebem oficina de capacitação sobre controle preventivo da doença vassoura-de-bruxa na 54ª Expofeira
Palestra faz parte das medidas tomadas pelo Governo do Amapá para o enfrentamento praga que atinge plantações de mandioca em oito municípios do estado.

Como parte das medidas tomadas pelo Governo do Amapá para combater a praga vassoura-de-bruxa, detectada em oito municípios do estado, o Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), promoveu uma oficina sobre forma de identificação e controle preventivo da doença que afeta a produção da mandioca.
A palestra ocorreu durante 54ª Expofeira do Amapá, no Parque de Exposições da Fazendinha, e foi voltada para agricultores que visitam a maior vitrine de oportunidades e negócios verdes da Amazônia. Segundo Caio Frei de Oliveira, extensionista agropecuário do Rurap, as oficinas são uma forma eficaz de auxiliar os produtores rurais a identificar e se precaver da doença.

“O agricultor precisa saber reconhecer a doença e se afastar de áreas onde ela ocorre. Ele também deve saber das boas práticas que devem ser tomadas para que doença não aconteça dentro de sua propriedade. É muito importante esses eventos de capacitação dentro da Expofeira”, disse Caio.
Entre os principais dados repassados aos agricultores durante a palestra está a identificação de plantas afetadas pela ação do fungo, além das formas mais comuns de contaminação. Caio explicou ainda que a transmissão pode ocorrer também através do contato de roupas infectadas em contato com as plantas.
“Como venho de uma família de agricultores, é uma grande satisfação participar de uma palestra como essa. Vou poder levar o que aprendi de volta para minha comunidade, e felizmente lá ainda não temos casos dessa doença. Agora sei como me prevenir caso venha a acontecer”, concluiu Francinei Tavares.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!