Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO E OPORTUNIDADE

Governo do Amapá fortalece empreendedorismo e impulsiona indústria de gelo na 54ª Expofeira com equipamentos de alta eficiência energética

Máquinas de produção sustentável fortalecem o empreendedorismo local, alinhadas

Por Redação Expofeira
03/09/2025 17h21

Colaboração de Rayssa Lima.

Indústria 100% amapaense, fundada em Macapá há pouco mais de dois anos, é resultado da retomada da Expofeira pela atual gestão do Governo do Estado

A 54ª Expofeira do Amapá mais uma vez comprova seu papel como vitrine de oportunidades para empresas locais e impulsionadora do empreendedorismo. Um dos exemplos de sucesso é a Icetec, indústria 100% amapaense, fundada em Macapá há pouco mais de dois anos, que já se consolidou como referência na fabricação de máquinas de gelo. 

Após a participação na 53ª Expofeira, edição retomada na gestão do governador Clécio Luís, a Icetec transformou sua produção, antes fabricava apenas uma máquina por mês e hoje, a indústria atende à demanda de quase todo estado, incluindo também municípios do Pará, e em breve em Vitória do Jari.

Este ano, as vendas já ultrapassaram as expectativas da empresa em apenas quatro dias de feira, demonstrando o potencial de crescimento do setor e a força do empreendedorismo local.

Este ano, as vendas já ultrapassaram as expectativas da empresa em apenas quatro dias de feira

O crescimento da empresa só foi possível graças ao apoio do Governo do Amapá, que proporciona incentivos da Zona Franca e um ambiente favorável para pequenos e médios empreendedores.

Isaac Alcolumbre, proprietário da Icetec

Com isso, a Icetec conseguiu ampliar sua produção, gerar novos empregos e expandir suas vendas, mostrando que o empreendedorismo amapaense é capaz de competir em nível nacional e internacional. 

“Nós estamos aqui para mostrar que nós, nortistas, temos capacidade técnica e intelectual para desenvolver equipamentos de alta eficiência energética e levar nossa tecnologia para o Brasil e para o mundo”, afirma Isaac Alcolumbre, proprietário da Icetec.

Além de abastecer quase todos os municípios do Amapá com máquinas que produzem gelo limpo e tratado, essenciais para o armazenamento de peixes, açaí, camarão e para serem utilizadas em eventos, a empresa já testa equipamentos movidos a energia solar, com resultados promissores em eficiência energética. Técnicos franceses já demonstraram interesse em levar os equipamentos para Caiena, reforçando o potencial exportador do estado.

Gelo produzido por máquinas da Icetec

Outro diferencial da Icetec é o compromisso com o meio ambiente, os equipamentos são produzidos em inox, utilizam água filtrada ou potável e priorizam o menor consumo de energia, reduzindo desperdícios e impactos ambientais.

Para o Governo do Estado, iniciativas como essa reforçam a importância da Expofeira como plataforma de desenvolvimento socioeconômico.

Com histórias como essa, a 54ª Expofeira do Amapá reafirma seu papel como maior vitrine de negócios do estado, fortalecendo a indústria local, apoiando o empreendedorismo e garantindo que empresas amapaenses ocupem cada vez mais espaço no cenário nacional e internacional.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!