Governo do Estado lança 6ª edição do Programa Minha Primeira Empresa, na 54ª Expofeira do Amapá
São 6 editais voltados para diferentes segmentos econômicos e atendimento de potenciais empreendedores.

O Governo do Estado lançou, na maior vitrine de negócios do Amapá, a 54ª Expofeira, 6ª Edição do Programa Minha Primeira Empresa, com a oferta de 130 vagas para concessão de crédito. A ação ocorreu nesta terça-feira, 2, no auditório Samaúma, no pavilhão da 1ª ExpoAmazônia, dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, e reforça as medidas de apoio e fomento ao empreendedorismo, que integram o Plano de Governo da atual gestão.

“Quando a gente trabalha a agenda econômica, não é para uma colheita imediata, mas a gente planta a semente para colher no futuro. Então, quando a gente investe no setor econômico, faz uma feira como essa e tenta estimular a vinda de uma empresa, é para garantir a oferta de empregos para o futuro, e falar de futuro é falar de juventude”, destacou o vice-governador do Amapá, Teles Júnior.
Foram lançados 6 editais voltados para diferentes segmentos econômicos para atender potenciais empreendedores que desejam implantar ou expandir novos negócios no estado. O certame é coordenado pela Agência Amapá e nessa edição, há a parceria com a Agência de Fomento do Amapá (Afap) e as Secretarias de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), da Juventude (Sejuv), da Assistência Social (Seas) e da Ciência e Tecnologia (Setec) e ainda, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá.

O diretor de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Agência Amapá, Joselito Abrantes, desatacou que o lançamento dos editais na Expofeira é uma forma de ampliar o alcance e reforçar o papel da Agência Amapá, que atua garantindo total apoio para quem empreende e almeja empreender no estado.

“Estamos lançando a 6ª Edição do programa alinhado com as políticas públicas do Governo do Estado, ofertando vagas para fomentar o empreendedorismo em editais específicos, como jovens empreendedores e mulheres empreendedoras e beneficiários de programas sociais inscritos no CadÚnico. A economia amapaense atravessa uma fase de crescimento duradouro, com a ampliação do número de empresas e empregos. Acabamos de alcançar o resultado de mais 100 mil empregos com carteira assinada e o Minha Primeira Empresa está totalmente alinhado com esse momento dando oportunidades para quem deseja montar e ampliar seu negócio”, ressaltou Abrantes.
Na ocasião, foi assinado um decreto de aperfeiçoamento do programa, que inclui ampliação dos benefícios para quem faz parte do Amapá Jovem e para beneficiários dos programas sociais que poderão obter financiamentos no âmbito dos Editais do Programa Minha Primeira Empresa, além de desconto de 0,5% na taxa de juros, equivalente a uma redução de 33,33% no valor integral da parcela, para pagamento dentro do prazo.
Confira os editais lançados:
- Potenciais Empreendedores dos Programas Sociais dos Governos federal, estadual ou municipal
- Jovem empreendedor
- Mulher empreendedora
- Empreendedor Universitário
- Multissetorial, que abrange comércio, serviços, indústria, produtor rural, e cooperativas de produção, de serviços e de extrativismo.
- Startup de Tecnologia e Bioeconomia do Amapá
O Programa Minha Primeira Empresa já financiou a criação de 178 pequenos negócios, dentre os segmentos de beneficiários de programas sociais, universitários, jovens empreendedores, mulheres empreendedoras, dentre outros, em 14 municípios do Estado, com aporte de R$ 4.129.000,00.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!