Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA VERDE

'Além de saboroso, é uma solução para um problema real', diz empreendedor sobre a comercialização de café de açaí na 54ª Expofeira do Amapá

Francisco Soares é o idealizador da startup Café de Açaí Faustina, que transforma o caroço do açaí, antes descartado, em produto de alto valor agregado

Por Redação Expofeira
03/09/2025 08h00

Colaboração de Maria Clara Prudêncio

Francisco Soares em frente ao seu estande no pavilhão da 1ª ExpoAmazônia

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá reforça o estado como um polo econômico verde na região Norte. No pavilhão da 1ª ExpoAmazônia, espaço voltado ao fortalecimento da bioeconomia local, a startup Café de Açaí Faustina apresenta produtos que apostam na essência natural do café feito a partir do caroço de açaí torrado. A iniciativa dá um novo propósito ao caroço do fruto, um material orgânico abundante e frequentemente descartado na região amazônica.

Reconhecido com o Selo Amapá, concedido pelo Governo do Estado como garantia de qualidade e origem, o café do caroço de açaí se destaca não apenas por sua inovação, mas também pelos benefícios que oferece à saúde. Rico em fibras, o produto tem ação termogênica, ajuda na concentração, promove mais energia e disposição, e contribui para a regulação dos níveis de colesterol.

Faustina de 500g: café de açaí em uma combinação de sabor, energia e nutrientes

Além disso, melhora a digestão, favorece a absorção de nutrientes e auxilia no bom funcionamento do intestino. Tudo isso em um café 100% natural, sem cafeína. Para o empreendedor e idealizador do produto, Francisco Soares, os benefícios também se estendem ao meio ambiente, já que a produção do café contribui para a redução significativa dos caroços de açaí descartados irregularmente no Amapá. 

"O processo envolve a coleta dos caroços, que são torrados e moídos para obter o pó. Este pó é a base para o nosso café, que não utiliza o fruto nem a polpa, mas sim o caroço. Oferecemos o café de açaí em diversas opções: puro, com leite e em versões especiais, como o nosso cappuccino, com canela e leite. E o melhor de tudo é que além de saboroso, é uma solução para um problema real”, concluiu Soares.

Idealizador da startup Café de Açaí Faustina, Francisco Soares

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Amostras de café e cappuccino certificados pelo Selo Amapá, 100% naturais

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!