Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLV. ECONÔMICO

Governo do Estado oferece capacitação e troca de conhecimento para agricultores e estudantes na 54ª Expofeira do Amapá

As discussões abordaram temas essenciais para a agricultura familiar, como boas práticas no uso de defensivos agrícolas e o cenário da agroecologia no Amapá.

Por Redação Expofeira
02/09/2025 22h21

Colaboração de Dhiúlia Dhiordanny Melo Braga

Durante a palestra, foram discutidos os usos de defensivos agrícolas na agricultura familiar

A 54ª Expofeira do Amapá, promovida pelo Governo do Estado, deu início a um ciclo de palestras promovidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). Iniciada na segunda-feira, 1º, a ação também acontece nos dias 4 e 6 de setembro. O evento, realizado no auditório Castanheiras do Pavilhão Aquário e Inovação, reúne especialistas e públicos diversos com foco na capacitação de agricultores e estudantes, além de destacar a importância do uso consciente de defensivos agrícolas e da agroecologia no estado.

Beatriz Barros, Secretária de Desenvolvimento Rural, ressaltou a relevância das palestras para o fortalecimento da agricultura familiar.

Beatriz Barros, secretária de Desenvolvimento Rural

"Aqui nós temos estudantes e agricultores. A Expofeira é isso, além de ser um grande balcão de negócios, nós temos troca de conhecimento. Reforçando que a SDR visa promover não só a comercialização, mas também o aprendizado e a troca de experiências no setor agrícola", disse Beatriz.

O evento tem sido um ponto de encontro importante entre produtores, especialistas e entidades, como explica Berisvaldo Prazeres.

“Estamos aproveitando esse momento de Expofeira para fazer esse alinhamento, para construir esse diálogo para que a gente possa avançar nas políticas voltadas para a agroecologia, produção orgânica e sociodiversidade", disse.

Evento reúne especialistas e públicos diversos com foco na capacitação de agricultores e estudantes

Engenheiro agrônomo, Caio Fregni foi o responsável pela palestra inaugural, discutindo o uso de defensivos agrícolas na agricultura familiar.

"A nossa intenção é fazer com que esse uso seja consciente, aumentando a segurança para o meio ambiente, aumentando a qualidade do produto produzido para o consumidor ter um bom produto, e dando segurança ao agricultor durante a aplicação", explicou Fregni.

Mais tarde, Berisvaldo Prazeres e Rômulo Vasconcelos compartilharam informações sobre o cenário da agroecologia no Amapá, destacando o avanço das políticas públicas voltadas para uma agricultura mais sustentável e orgânica.

Atividade também destaca a importância do uso consciente de defensivos agrícolas e da agroecologia no estado

Para os participantes, as palestras têm sido uma oportunidade valiosa de aprendizado. Dulceneia Ferreira, uma das ouvintes, destacou como as informações sobre boas práticas agrícolas podem transformar o trabalho no campo.

“Para mim foi muito útil, né? E o agradável também é que vou levar para minha casa, para minha escola, para os outros vizinhos que trabalham com agricultura. Nós temos que saber o que vamos plantar e o que vamos colher no dia a dia, por causa das doenças que tem por aí", afirmou.

Ação também acontece nos dias 4 e 6 de setembro, no Pavilhão Aquário da Inovação

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30 de agosto, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!