Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AMAPÁ COMO PROTAGONISTA

Na 54ª Expofeira, governador Clécio Luís conduz rodada de negócio atraindo ao Amapá empreendimentos que possuem relação com a China

Câmara de Comércio Brasil-China também integrou diálogo que destacou potencialidades do Amapá para o mercado internacional.

Por Fabiana Figueiredo
02/09/2025 07h36
Na 54ª Expofeira, governador Clécio Luís se encontra com empresários que possuem relação com a China

Simbolizando a importância de viabilizar caminhos para o investimento privado no Amapá, o governador Clécio Luís conduziu nesta segunda-feira, 1º, uma rodada de negócio ampliada com a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC) e empresários que possuem relações comerciais com empreendimentos chineses. O grupo desembarcou em Macapá para participar da 54ª Expofeira do Amapá, a maior feira de negócios verdes da Amazônia.

Governador Clécio Luís destaca impacto econômico de políticas do Governo na 54ª Expofeira do Amapá

"A Expofeira só faz sentido se tiverem reuniões como essa, para fazer negócios, gerar emprego, desenvolvimento e oportunidades. Hoje o Amapá tem o melhor ambiente político, econômico e ambiental para novos negócios. O Amapá quer abrir suas portas para novos investidores e nós estamos à disposição para fazer o que for necessário para gerar emprego, desenvolver a nossa economia e garantir dignidade para as pessoas", afirmou o governador.

Com o tema “Amazônia Sustentável e Desenvolvida”, a 54ª Expofeira do Amapá é organizada pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre e da Cervejaria Império. A programação, retomada em 2023 pelo governador Clécio Luís, inclui exposições e vendas de produtos do agronegócio, artesanato, gastronomia e comércio local; palestras, oficinas e rodadas de negócios entre pequenas, médias e grandes empresas, até multinacionais.

China é o maior parceiro comercial do Amapá

Articulado pelo deputado estadual Jesus Pontes, o encontro viabilizou um caminho para implantação no Amapá de uma série de atividades econômicas, por meio de produtos e serviços inovadores que nasceram dessa relação com a China, tais como a criação de itens biodegradáveis e o uso de métodos construtivos de alta performance.

"A Expofeira é uma grande vitrine para os negócios do Amapá e também é uma oportunidade para mostrar o que o Amapá tem de bom. Estes investidores se encantaram com o nosso estado e vão gerar muito emprego e renda aqui para o Amapá", descreveu o deputado estadual.

Isaqueu Júnior, empresário do ramo da construção civil

A agenda econômica é fundamental para a 54ª Expofeira. Em um universo de possibilidades, o Amapá tem se destacado no mercado como uma região com segurança jurídica, política e ambiental para atrair investimentos privados.

"Viemos conhecer mais sobre o Amapá, que é um estado que vive uma 'virada de chaves' para uma mudança. E nós queremos investir aqui", assegurou o empresário do ramo da construção civil, Isaqueu Júnior.

Levi dos Santos, vice-presidente da Câmara de Comércio (com o microfone)

O encontro ocorreu no Ambiente de Negócios, dentro do pavilhão da 1ª ExpoAmazônia, iniciativa que marca a preparação do Amapá para a COP30. A 54ª Expofeira do Amapá celebra a marca dos 100 mil empregos de carteira assinada no Amapá, consolidando a região como a nova fronteira do futuro.

"Além de um estado bonito, o Amapá tem um potencial incrível e vejo pessoas aqui trabalhando e conquistando, e só precisa de investimentos,, que eu tenho certeza que vocês vão fazer coisas muito grandes. Contem com a gente", citou o vice-presidente da Câmara, Levi dos Santos.

Fundada em 2003, a Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China (CCDIBC) é uma entidade privada que atua como intermediária entre empresas, governos e instituições do Brasil e da China. O comércio entre Amapá e China inclui exportação de commodities e importação de produtos industrializados, sendo o país oriental o maior parceiro comercial do estado. No sábado, 30, foi inaugurada a rota marítima direta Zhuhai-Santana, consolidando essa relação e reduzindo custos logísticos e o tempo de transporte.

Empresários com relação comercial com a China participam da 54ª Expofeira do Amapá

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!