Governo do Amapá apresenta vitrine de pitaia produzida no estado durante a 54ª Expofeira
Iniciativa do programa Amapá Produto valoriza a produção local e fortalece a agricultura familiar.

A 54ª Expofeira do Amapá, organizada pelo Governo do Estado, abriu espaço para mais uma vitrine de potencial agrícola: a produção de pitaia, fruta exótica que vem ganhando espaço no mercado e já é cultivada por agricultores amapaenses. O público que visita o Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, está conhecendo de perto o sistema de plantio e manejo da fruta por meio de uma demonstração prática realizada dentro do programa Amapá Produto.
Na vitrine tecnológica, os visitantes podem conferir diferentes variedades da fruta cultivadas no estado: Costa Rica, Golden, Chinesa e Royal. Com sabor marcante, propriedades nutritivas e potencial de exportação, a pitaia amapaense desponta como uma aposta promissora para o futuro da agricultura no estado.

Cada uma delas apresenta características próprias, mas todas com grande aceitação no mercado, reforçando o potencial de diversificação da agricultura local.

A engenheira agrônoma da SDR, Socorro Carvalho, explica que a vitrine reúne iniciativas de fomento, como os programas Amapá Mais Produtivo e Amapá Cacau, que oferecem tecnologia, insumos e recursos aos agricultores.
“A novidade deste ano é a pitaia, que chega para diversificar a produção e ampliar as oportunidades de renda para os agricultores familiares”, destacou Socorro.
Entre os produtores, o agricultor Delmar Neves, conhecido como Gaúcho, de 68 anos, veio de Porto Grande, e pela primeira vez na Expofeira está comercializando pitaia.
“É a primeira vez que trago pitaia para a feira e fiquei muito satisfeito com as vendas, principalmente as de ontem. Espero que continuem boas até o fim do evento, além dessa fruta também trabalho com doces, leite, mel e água de coco”, descreveu Gaunho.

Amapá Produto
O Amapá Produto é um programa do Governo do Estado que certifica e promove alimentos cultivados no território amapaense, garantindo identidade e valor agregado ao trabalho dos agricultores. A comercialização da fruta diretamente pelos produtores durante a feira é outro ponto alto da ação, já que aproxima o agricultor do consumidor final e fortalece a cadeia produtiva.
Além da demonstração, produtores rurais também estão comercializando a pitaia e hortaliças em estandes, como banana, abacaxi, melancia, pimentinha e abóbora.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!