Capacitação e inovação: 54ª Expofeira do Amapá promove oficinas e debates que mostram caminhos para o desenvolvimento do esporte e da cultura
Evento reúne especialistas, gestores e comunidade para debater acesso às leis de incentivo e fortalecer projetos sociais no estado.
Colaboração de Gabriela de Matoz

A 54ª Expofeira, em sua programação dentro da 1ª ExpoAmazônia, abriu na segunda-feira, 1] de setembro, o ciclo de debates sobre leis de incentivo à cultura e ao esporte no Amapá. O primeiro painel, realizado no Auditório Samaúma, trouxe como tema “O Amapá no cenário dos incentivados de cultura e esporte”, ministrado pela Rede Igapó, iniciativa que atua na capacitação e mobilização de recursos para projetos sociais na Amazônia Legal.
O encontro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, reuniu representantes de diferentes setores interessados em compreender e aplicar as ferramentas de captação de recursos disponíveis por meio das leis de incentivo fiscal. Estiveram presentes gestores públicos, acadêmicos, lideranças comunitárias, produtores culturais e profissionais da educação física.

Para Gigi Favacho, gerente do projeto Igapó e da rede CT, Capacitação e Transformação, a iniciativa fortalece a aproximação entre instituições, comunidades e agentes criativos do estado.
“Foi muito importante abrir esse diálogo com a cena criativa do Amapá, com quem está atuando diretamente nas comunidades, sobretudo as que têm menos acesso à cultura, esporte e educação. Nosso objetivo é unir metodologias e ferramentas disponíveis em todo o Brasil, por meio das leis de incentivo, para potencializar ações de impacto social. Aqui vimos exemplos inspiradores de pessoas que já fazem muito com poucos recursos, e isso mostra que esse é só o começo de uma construção coletiva”, destacou Gigi.

Segundo Marcela Santana, articuladora institucional na Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Amapá em Brasília (Seab), a participação na Expofeira marca uma nova fase de capacitação voltada às leis de incentivo.
“Estamos trazendo pela primeira vez o SEAB em Movimento para a Expofeira, com o objetivo de capacitar e ampliar o acesso às leis de incentivo fiscal. Durante a semana teremos oficinas práticas sobre elaboração de projetos para cultura, esporte e reciclagem, além de debates sobre o futuro do Amapá nesse cenário. Nossa meta é criar um ecossistema sustentável para o desenvolvimento cultural, esportivo e social do estado”, explicou Marcela.

Programação:
A jornada de capacitação iniciou na segunda-feira, 1º de setembro, com a palestra "O que são as Leis de Incentivo e como Funcionam". Na terça, 2, os participantes receberam a capacitação "Como Elaborar Projetos para Lei do Esporte | 13h: Como Elaborar Projetos para Lei Rouanet". Na quarta, 3, foi a vez da capacitação "Como Elaborar Projetos para Lei da Reciclagem". A programação segue nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5.
- Quinta-feira, 4, às 9h: Metodologias do Esporte para o Desenvolvimento Humano
- Sexta-feira às 9h: Comunicação e Impacto | Encerramento: Panoramas para o Futuro do Amapá
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!