Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROFISSIONALIZAÇÃO

Capacitação e inovação: 54ª Expofeira do Amapá promove oficinas e debates que mostram caminhos para o desenvolvimento do esporte e da cultura

Evento reúne especialistas, gestores e comunidade para debater acesso às leis de incentivo e fortalecer projetos sociais no estado.

Por Redação Expofeira
04/09/2025 01h02

Colaboração de Gabriela de Matoz

Painel “O Amapá no cenário dos incentivados de cultura e esporte” reuniu gestores, acadêmicos e comunidade no Auditório Samaúma, durante a 54ª Expofeira

A 54ª Expofeira, em sua programação dentro da 1ª ExpoAmazônia, abriu na segunda-feira, 1] de setembro, o ciclo de debates sobre leis de incentivo à cultura e ao esporte no Amapá. O primeiro painel, realizado no Auditório Samaúma, trouxe como tema “O Amapá no cenário dos incentivados de cultura e esporte”, ministrado pela Rede Igapó, iniciativa que atua na capacitação e mobilização de recursos para projetos sociais na Amazônia Legal.

O encontro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, reuniu representantes de diferentes setores interessados em compreender e aplicar as ferramentas de captação de recursos disponíveis por meio das leis de incentivo fiscal. Estiveram presentes gestores públicos, acadêmicos, lideranças comunitárias, produtores culturais e profissionais da educação física. 

Gigi Favacho, gerente do projeto Igapó e da Rede CT

Para Gigi Favacho, gerente do projeto Igapó e da rede CT,  Capacitação e Transformação, a iniciativa fortalece a aproximação entre instituições, comunidades e agentes criativos do estado.

“Foi muito importante abrir esse diálogo com a cena criativa do Amapá, com quem está atuando diretamente nas comunidades, sobretudo as que têm menos acesso à cultura, esporte e educação. Nosso objetivo é unir metodologias e ferramentas disponíveis em todo o Brasil, por meio das leis de incentivo, para potencializar ações de impacto social. Aqui vimos exemplos inspiradores de pessoas que já fazem muito com poucos recursos, e isso mostra que esse é só o começo de uma construção coletiva”, destacou Gigi. 

Marcela Santana, articuladora institucional do Governo do Estado na Seab.

Segundo Marcela Santana, articuladora institucional na Secretaria Extraordinária de Representação do Governo do Amapá em Brasília (Seab), a participação na Expofeira marca uma nova fase de capacitação voltada às leis de incentivo. 

“Estamos trazendo pela primeira vez o SEAB em Movimento para a Expofeira, com o objetivo de capacitar e ampliar o acesso às leis de incentivo fiscal. Durante a semana teremos oficinas práticas sobre elaboração de projetos para cultura, esporte e reciclagem, além de debates sobre o futuro do Amapá nesse cenário. Nossa meta é criar um ecossistema sustentável para o desenvolvimento cultural, esportivo e social do estado”, explicou Marcela. 

Participantes atentos às discussões sobre leis de incentivo à cultura e ao esporte, que marcam o início da jornada de capacitação na ExpoAmazônia

Programação:

A jornada de capacitação iniciou na segunda-feira, 1º de setembro, com a palestra "O que são as Leis de Incentivo e como Funcionam". Na terça, 2, os participantes receberam a capacitação "Como Elaborar Projetos para Lei do Esporte | 13h: Como Elaborar Projetos para Lei Rouanet". Na quarta, 3, foi a vez da capacitação "Como Elaborar Projetos para Lei da Reciclagem". A programação segue nesta quinta e sexta-feira, 4 e 5.

  • Quinta-feira, 4, às 9h: Metodologias do Esporte para o Desenvolvimento Humano
  • Sexta-feira às 9h: Comunicação e Impacto | Encerramento: Panoramas para o Futuro do Amapá

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou no sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!