54ª Expofeira: Amapá Agro Summit reúne demonstrações tecnológicas, rodadas de negócios e apresentações de startups: confira a programação
O Amapá Agro Summit foi pensado para transformar o cenário agrícola do estado. A expectativa é receber mais de 3 mil visitantes; capacitar 200 produtores e agricultores.

O Governo do Estado e a Associação dos Produtores Rurais do Amapá deram início ao 1º Amapá Agro Summit, um dos eventos mais aguardados da 54ª Expofeira do Amapá, que acontece no Pavilhão de Tecnologia & Inovação do Parque de Exposições da Fazendinha. O encontro, iniciado no domingo, 31, segue até 7 de setembro, com a participação de produtores rurais, startups, pesquisadores, investidores, empreendedores e representantes do setor público para debater tendências, desafios e oportunidades do agronegócio amapaense.
Com uma programação diversificada, o Agro Summit traz palestras técnicas, rodadas de negócios, arena de startups, demonstração de máquinas e equipamentos agrícolas, além de um espaço dedicado à inovação e sustentabilidade. A iniciativa busca aproximar produtores e empresas de tecnologia, promovendo novas parcerias e soluções para aumentar a produtividade no campo e fortalecer a economia rural.
O Amapá Agro Summit foi pensado para transformar o cenário agrícola do estado. A expectativa é receber mais de 3 mil visitantes; capacitar 200 produtores e agricultores; conectar startups, empresas e mais de 50 cooperativas locais; e estimular novos negócios e parcerias para modernizar o setor.

O que é o Amapá Agro Summit
O evento foi criado para dar visibilidade ao agronegócio no Amapá e criar um ambiente de integração estratégica entre produtores, startups, empresas, pesquisadores e instituições governamentais. A ideia é estimular o uso de tecnologias inovadoras, a sustentabilidade na produção, o melhoramento genético e a gestão eficiente de negócios rurais, preparando o setor para os desafios do futuro.
Quem pode participar
O Agro Summit é voltado para produtores e empresários rurais, investidores e empreendedores do setor, startups e empresas de tecnologia, pesquisadores e instituições acadêmicas, estudantes e profissionais do agronegócio, autoridades públicas, órgãos de fomento e interessados.

Confira a programação:
Segunda-feira, 1º de setembro
- 17h - Startups que transformam o agronegócio / Startups Agro Day.
- 18h - A biotecnologia como forma de ferramenta para avanços na agricultura. Dr. Marcelo de Jesus Veiga Carim – agrônomo, doutor em Ciências Biológicas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, pesquisador e chefe de Laboratório do IEPA.
Terça-feira, 2
- 17h às 18h30 - Polo Citrícola do Pará – Potencial, Desafios e Oportunidades. Dr. Fábio Júnior de Oliveira – Engenheiro Agrônomo, Professor da UFRA, Campus Capitão Poço. Agrotalk: Dr. Antônio Cláudio Almeida de Carvalho– Chefe Geral da Embrapa/AP.
- 18h30 às 20h - A Cafeicultura na Amazônia. João Maria Diocleciano - Eng. Agrônomo – Pesquisador e Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Rondônia em Cafeicultura. Agrotalk: Orlando Pereira Vasconcelos Presidente da COOCAP - Cooperativa dos Cafeicultores do Amapá e Rogério Mauro Machado Alves – Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciências Agrárias – Embrapa Amapá.
Quarta-feira, 3
- 17h às 18h30 - Macrotendências (ESG) na geração de valor ao produtor rural. Anaxágoras Couto Santos – Eng. Agrônomo, Diretor de Pesquisa e ESG - Somafield Consultoria.
- 18h30 às 20h - Plantabilidade e Agricultura de Precisão para altas produtividades. Joel Hillesheim Eng. Agrônomo, Diretor Geral da Somafield Consultoria.
Quinta-feira, 4
- 17h às 18h - Pecuária de ciclo curto; Melhoramento genético; Integração lavoura pecuária. Felipe Balestreri – Médico Veterinário, Sócio Proprietário e Administrador da Fazenda Guarani, Indiana, Santa Helena, Cristal e Cristalina (Pecuária e Agricultura).
- 18h às 19h - Pastagens Produtivas, Amazônia Preservada: A base da Pecuária Sustentável. Mestre Eduardo Luiz Heinzen – Zootecnista pela Unioeste, doutorando em produção animal pela UFRA, extensionista rural e professora da Faculdade Anhanguera.
- 19h às 20h - A Tecnologia viabilizando o Agronegócio na Amazônia. Guilherme Minssen, Zootecnista pela UFSM, Diretor da FAEPA, Diretor da ABZ, Diretor da ABZ PARÁ, Diretor da ABLR - Associação Brasileira dos Leiloeiros Rural.
Sexta-feira, 5
- 17h às 20h - Como elevar sua fazenda a outro patamar de produtividade. Leandro Alegretti Barcelos, Engenheiro Agrônomo, especialista em fertilidade do solo e nutrição mineral de plantas.
Sábado, 6
Agro Mulheres Day
- 15h às 15h30 - Apresentação do movimento agro mulheres no Amapá (Mulheres que inspiram)
Melissa Favacho - Advogada, Empresária e Produtora Rural. - 15h30 às 16h - Etiqueta que abre portas: A presença feminina que inspira e conquista no agro
Cláudia Vasconcelos – Consultora de etiqueta pela escola britânica de etiqueta - 16h15 às 17h - Gestão que fortalece: O passo certo da mulher no agro
Renata Salatini – Especialista em desenvolvimento pessoal no agro e gestão de fazendas - 17h às 19h - Mulheres de coragem no agro: Posicionamento e Protagonismo
Nubiana Oliveira – Empresária, Coach, Mentora e Escritora Best Seller
Domingo, 7
- 18h - Encerramento
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!