Agência de Notícias do Amapá
portal.ap.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
LOCALIDADES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPOEIRA

Projeto social de capoeira de Santana encanta público na 54ª Expofeira do Amapá, organizada pelo Governo do Estado

A Associação Cultural Ginga Norte promove a tradição afro-brasileira como ferramenta de transformação social. Apresentação aconteceu no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

Por Redação Expofeira
01/09/2025 20h26

Colaboração de Isabel Ubaiara

Na 54ª Expofeira do Amapá, projetos sociais são reconhecidos e ganham visibilidade

Na noite de domingo, 31 de agosto, a maior vitrine de negócios sustentáveis da Amazônia, a 54ª Expofeira do Amapá, foi palco de uma apresentação vibrante e cheia de significado. O grupo Ginga Norte Capoeira, liderado pelo professor Carlos Alberto Morais Junior, que atua há mais de 30 anos na arte da capoeira, trouxe ao público uma demonstração do trabalho social desenvolvido no município de Santana. A apresentação aconteceu no espaço Povos Ancestrais, no Parque de Exposições da Fazendinha.

O professor destacou que participar da Expofeira, evento organizado pelo Governo do Estado, é uma oportunidade muito significativa. Segundo ele, é gratificante ver que os projetos sociais desenvolvidos nas periferias estão sendo reconhecidos e ganhando espaço para apresentar o trabalho e valorizar a cultura local.

A apresentação aconteceu no espaço Povos Ancestrais, no Parque de Exposições da Fazendinha
professor Carlos Alberto Morais Junior, que atua há mais de 30 anos na arte da capoeira

"A capoeira é mais do que uma atividade física para a gente, ela é um espaço de convívio social. Através dela, a gente leva educação de forma acessível, ajudando a comunidade a viver melhor em coletivo. Nossa associação é aberta e inclusiva, qualquer criança pode participar, a partir dos 4 anos, sem limite de idade, porque a gente desenvolve o trabalho de capoeira com ações de integração social”, explica Carlos Alberto.

Durante a participação na Expofeira, o fisioterapeuta Marcos Alexandre compartilhou a experiência ao assistir a apresentação de capoeira pela primeira vez. Visivelmente emocionado, ele destacou o impacto cultural da prática e a importância de valorizar manifestações tradicionais brasileiras que ainda são pouco conhecidas por muitos.

“Foi magnífico, adorei! É a primeira vez que assisto a uma roda de capoeira e, de cara, já fiquei muito interessado. É incrível ver de perto uma expressão tão forte da nossa cultura.A capoeira é uma arte antiga, mas muita gente ainda não conhece e eu era uma dessas pessoas”, relatou Marcos.

Grupo Ginga Norte Capoeira durante a participação na 54ª Expofeira do Amapá

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá! 

Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.

A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.

Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!

ÁREA: Cultura