54ª Expofeira: com apoio do Governo do Estado, artesãos de 4 municípios expõem móveis rústicos no Barracão Afroamapá
São bancos, mesas, pias, tijelas, balanços, pratos, entre outras peças feitas através do reaproveitamento de madeira.

De olho no potencial de vendas que a 54ª Expofeira do Amapá proporciona, artesãos de Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Mazagão e Calçoene trouxeram uma grande variedade de móveis rústicos. São bancos, mesas, pias, tigelas, balanços, pratos, entre outras peças expostas na área do Barracão Afroamapá.
O Roque Nery, artesão do município de Porto Grande, apostou em peças rústicas resinadas. A técnica artesanal atrai os olhares de quem visita o espaço no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
“Eu decidi trazer peças prontas e também demonstrar como é a aplicação da resina na madeira para dar vida, brilho e acabamento à obra. Estou muito feliz em estar aqui na Expofeira e poder demonstrar o meu trabalho para milhares de pessoas”, afirmou.

Em visita com a família ao Parque de Exposições da Fazendinha, a servidora pública, Ana Lúcia Acácio, 62 anos, decidiu parar e ver de perto a exposição de móveis rústicos. E a primeira impressão foi a melhor possível.
“É impressionante o talento destes artesãos no reaproveitamento da madeira para confeccionar belas obras de arte”, frisou.

Consciência ambiental
Presente pelo segundo ano consecutivo na Expofeira do Amapá, o artesão José Carlos Borges, de Mazagão Novo, também está expondo móveis rústicos. São mesas e bancos produzidos com angelim-pedra. A matéria-prima é reaproveitada da floresta.
“A cada ano a Expofeira se torna mais grandiosa, mais visitada e uma vitrine cobiçada para vendas e fechamento de negócios. Então estar presente com nossas peças artesanais é muito positivo. Agradeço ao governo por mais esta oportunidade”, finalizou.

Este ano o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho Empreendedorismo (Sete) selecionou 48 artesãos e trabalhadores manuais e mais de 300 empreendedores populares para expor e comercializar produtos e serviços na 54ª Expofeira do Amapá. A seleção ocorreu por meio de Edital de Chamamento Público.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!