54ª Expofeira do Amapá: estande da Ueap estreia com jogos lúdicos sobre questão ambiental e exposição de produtos de design regional
Com diferentes atrações de projetos e pesquisas de diferentes cursos da universidade, espaço da Ueap fica aberto até o fim da feira, em 7 de setembro.

Este sábado, 30, marcou não só a estreia da 54ª Expofeira do Amapá, como também o primeiro dia de programações do estande da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), na maior feira de negócios da Amazônia. O espaço, localizado no Aquário e Inovação, contou com apresentações de trabalhos desenvolvidos na universidade e dinâmicas propostas por estudantes e professores.
Uma das atrações foi uma exposição de produtos desenvolvidos por estudantes e professores do curso de Tecnologia em Design. O foco da iniciativa foi pensar artesanatos, camisas e até cadeiras que trazem artisticamente temas do cotidiano da Amazônia, como expressões populares e imagens de povos ribeirinhos.
“Esses produtos trazem fortemente qual é o objetivo do nosso curso, desenvolver o Design no Amapá e trazer soluções para os problemas dos consumidores amapaenses”, disse o professor do curso de Design e responsável pela amostra, Jorge Duarte.

Outra apresentação que chamou a atenção do público para o estande foi o experimento realizado pelo professor Bruno Feitosa, do curso de Engenharia Agronômica, e do técnico administrativo Hemir Castelo, ambos do Campus Território dos Lagos. O “Leite Psicodélico” buscou trazer de maneira divertida um assunto abordado na química, a tensão superficial de líquidos.
“Os corantes não conseguem interagir com os nutrientes, as moléculas de proteína, gordura, devido à tensão superficial. Então, quando ela é quebrada devido ao detergente, essa mistura é possibilitada. E a gente chama de psicodélico pelas misturas de cores que são interessantes de serem vistas a olho nu”, explicou o docente.


Vozes da Juventude da Amazônia
O projeto de Extensão da Ueap que também já esteve em edições passadas da Expofeira, retornou a feira em 2025. A iniciativa buscou tratar de temas fundamentais no mundo, atualmente, como mudanças climáticas, cultura amazônica e racismo ambiental, de maneira lúdica, através de trilha, jogos da memória e digitais.
Mas segundo o estudante e participante do projeto, Raí Rodrigues, o que está sendo mostrado na Expofeira é apenas uma parte de todo o conjunto de ações do Vozes da Juventude da Amazônia, que também conta com iniciativas de educação dentro da temática ambiental em escolas públicas e comunidades ribeirinhas.
“O Vozes é uma oportunidade de jovens se expressarem e compartilharem suas ideias, além de oferecer soluções para problemas enfrentados na região”, relatou o estudante.

O estande segue com programações até o último dia da Expofeira, no dia 7 de setembro, com horário de funcionamento das 18h até as 22h, com mais projetos de outros cursos da Ueap, além de dinâmicas que pretendem envolver os visitantes da feira.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!