54ª Expofeira do Amapá: Governo do Estado cria espaço seguro para passeio a cavalo no Parque de Exposições da Fazendinha
Novo ambiente proporciona diversão e segurança para crianças e adultos na maior feira de negócios da Amazônia, em Macapá.
Colaboração de Jamylle Nogueira

O Governo do Estado traz inovação à 54ª Expofeira do Amapá ao criar um espaço exclusivo para passeio a cavalo, garantindo diversão e segurança para crianças e adultos no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. Antes, os passeios eram improvisados nas baias, entre os estábulos, dividindo espaço com outros animais e visitantes. Agora, em uma área ampla, cercada e com piso de areia, as famílias podem aproveitar a experiência de forma organizada e confortável.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amapá em promover atrações seguras e de qualidade para todos. Para o produtor rural e equitador de cavalos, José Conceição, que possui mais de 20 anos de experiência na área, é uma satisfação poder ter um local especialmente reservado para essa atividade tão procurada pelas famílias.

"O espaço ficou mais amplo e seguro para as famílias, que antes tinham que dividir o local com outros visitantes. Trabalhar com esses animais e ver o sorriso no rosto de cada pessoas não tem preço, é muito bom poder proporcionar um momento desses para os visitantes ainda mais em uma área como essa", destacou José.
Para o motorista, Luiz Carlos Nobre, de 59 anos, a novidade trouxe tranquilidade para o netinho Azaque, de 1 ano e 3 meses, que pela primeira vez está conhecendo a Expofeira e andando a cavalo.
"A primeira vez que trouxemos o Azaque aqui e ele já vai querer vir sempre. Antes ficava na rua, e eu achava um pouco perigoso. Agora aqui está ótimo, seguro e divertido. Estamos aproveitando tudo, eu e minha família estávamos ansiosos pela chegada da Expofeira", declarou Luiz.

A fonoaudióloga, Roberta Ferraz, 46 anos, sempre traz sua filha Cecília, de 9 anos, para andar a cavalo. Ela revelou que ficou surpresa e feliz quando viu uma área totalmente exclusiva para a modalidade.
"Ano passado a gente não tinha essa área, e eu achei excelente essa área aqui para as crianças estarem andando. Antes eles circulavam entre as baias e, em um momento, um cavalo se soltou e quase derrubou todo mundo. Então essa área aqui ficou excelente para as crianças passearem e mais segura", relatou Roberta.

O novo espaço reforça o compromisso do Governo do Amapá em oferecer atrações seguras e de qualidade, tornando a Expofeira 2025 ainda mais completa e divertida. Com instrutores presentes, o passeio acontece de forma organizada, permitindo que cada família aproveite ao máximo.
Além disso, os passeios são oferecidos por empreendedores e produtores rurais que, durante a feira, levam seus cavalos para proporcionar a experiência às famílias. Os valores começam a partir de R$10, tornando a diversão acessível para todos.
A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!