54ª Expofeira: Governo do Estado valoriza agricultura familiar com exposição e venda de produtos do Programa Amapá Cacau
Espaço reúne vitrines tecnológicas, comercialização direta e experiências que aproximam produtores e visitantes na maior feira da Amazônia.
Colaboração de Jamylle Nogueira

A agricultura familiar é destaque na 54ª Expofeira com o Programa Amapá Cacau, iniciativa do Governo do Estado que incentiva o cultivo do fruto e amplia a renda dos produtores. No Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, os visitantes podem conhecer tudo sobre o fruto no espaço destinado à Feira do Produtor.
O local conta com 30 expositores, que além do cacau, trazem outros produtos da região, como castanhas, cupuaçu e mandioca. Segundo a secretária de Desenvolvimento Rural, Beatriz Barros, além de fomentar a economia local, o espaço amplia as oportunidades para os agricultores.


“Aqui temos cultivos diferenciados, demonstrações de horticultura, criação de abelhas e camarão, balcão de negócios, cursos de bioeconomia e até o lançamento da bebida Cacau Bosque. Então é um espaço completo onde temos a demonstração de como tudo é produzido e a comercialização”, descreveu a gestora.
O técnico da cooperativa de cacau do Amapá, Nilton Miranda dos Santos, veio de Pedra Branca do Amapari para expor produtos pela terceira vez na Expofeira. Para ele, essa é uma grande oportunidade de expandir os negócios, tendo em vista que todos os anos ele obtém excelentes resultados.
“Aqui os visitantes podem aquirir desde a muda do cacau até produtos finais como a fruta, barras, nibs, manteiga, e além do cacau esse ano também trouxe a manteiga do cupuaçu e um tempero caseiro feito com ingredientes locais como cheiro verde, cebolinhas, coentro, chicória e entre outros. Minha expectativa aqui são sempre as melhores”, declarou o agricultor.

A policial militar, Joyce Brasil, de 41 anos, que estava visitando a feira, declarou que ficou encantada com o cacau e aproveitou logo para compra uma muda para começar a cultivar a fruta.
“Tenho uma pequena horta e me apaixonei pela ideia de plantar cacau. Vai ser minha primeira experiência e quero voltar para comprar mais mudas, pois eu amo muto as plantas e árvores frutíferas, fico muito feliz em ver que na Expofeira tem um espaço tão especial como esse”, descreveu a militar.

Durante a Expofeira, o público também pode conhecer de perto as técnicas agroflorestais que associam o plantio de cacau com culturas como banana e açaí, além de conferir vitrines tecnológicas e adquirir produtos diretamente das mãos dos agricultores familiares. Outra atração é a demonstração do beneficiamento do cacau, mostrando todas as etapas da colheita, como o processo de fermentação e secagem das amêndoas.
A presença da cadeia produtiva do cacau na Expofeira reforça o compromisso do Governo do Amapá em promover sustentabilidade, inovação e fortalecimento da agricultura familiar, gerando prosperidade para as comunidades rurais do estado.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!