Artesanatos indígenas do Amapá e Norte do Pará fazem sucesso na abertura da 54ª Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha
Exposições acontecem na maloca dos povos originários e chamam a atenção de turistas que pela primeira vez visitam o maior evento de negócios da Amazônia.

Do Amapá ao Norte do Pará, os indígenas Galibi Kalinã, Galibi-Maworno, Karipuna, Palikur, Waiãpi, Tiriyó, Katxuyana, Waiana e Apalai foram as etnias presentes na abertura da 54ª Expofeira do Amapá, neste sábado, 30. No Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá, a maloca dos povos originários foi um dos pontos mais visitados da noite, que expôs diversos artesanatos tradicionais.
Dança, culinária, grafismo e artesanatos indígenas são preparados para a 54ª Expofeira do Amapá
A Amataré Apalai Waiana veio do Parque do Tumucumaque até Macapá para empreender no maior evento de negócios verdes da Amazônia, realizado pelo Governo do Estado. A jovem destacou que participar de mais um ano da programação é uma experiência singular e que o retorno financeiro é sempre positivo.
“Trabalho com artesanato há cerca de cinco anos, e vir para este evento está sendo uma experiência incrível, porque nós, indígenas, precisamos mostrar o nosso talento. É uma oportunidade para as pessoas verem nossos artesanatos, e participar da Expofeira é uma forma de valorizar a nossa cultura. Esse ano espero ter um bom retorno, assim como nos outros anos”, enfatizou Amataré.

A maloca, que está sob coordenação da equipe da Secretaria de Estado Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi), chama atenção pelas cores vibrantes com as marcas indígenas sob as tábuas de madeira e esteiras. No espaço encontram-se diversos adornos indígenas, desde cocares, arte plumária, pulseiras e cuias. Além disso, também há as pinturas corporais que despertam a curiosidade dos visitantes que nunca fezeram as marcas ancestrais.

A secretária da Sepi, Sonia Jeanjacque, explicou que desde a retomada da Expofeira pela atual gestão, em 2023, a presença indígena no evento tem sido valorizada e representada.
Nesta edição, o espaço também conta com a demonstração das iguarias das aldeias, como o peixe assado na folha da bananeira, beiju e tapioca. Além disso, a partir deste domingo, 31, o local também terá bebidas populares como o caxixi, caxiri, sacura e aluá.
“Em cada ano de Expofeira, percebemos que nos fortalecemos cada vez mais. Um dos exemplos é quando vemos a quantidade de artesãos participando, são 26, com exceção dos pintores corporais. Então, essa participação é muito importante, porque vemos que eles mesmos estão buscando fazer parte dessa construção histórica, de fomentar a economia e ver as suas potencialidades no mercado”, destacou Jeanjacque.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!