Central do Turismo reúne serviços para fortalecer o setor e garantir suporte direto ao público na 54ª Expofeira do Amapá
O espaço, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reúne cerca de 10 empresas do setor.
Colaboração de Dhiúlia Dhiordanny Melo Braga

A 54ª Expofeira do Amapá amplia o reforço no incentivo turístico com a Central do Turismo, instalada em um dos pontos mais privilegiados do Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. O espaço, coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), reúne cerca de 10 empresas do setor, incluindo agências, transportadoras turísticas, guias credenciados e o serviço do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Segundo a Coordenação de Planejamento do Turismo, o estande está direcionado à comercialização de roteiros turísticos e à oferta de orientações gerais sobre a feira e os atrativos do Amapá, reforçando o compromisso em ampliar a visibilidade do setor. O espaço conta também com a parceria do Procon, que orienta consumidores e empreendedores sobre práticas no atendimento. O espaço funciona diariamente, das 17h às 23h, promovendo informação, serviços e a integração do turismo amapaense com a comunidade e com o mercado.

“O auxílio do Procon vem justamente para que tanto os turistas quanto os prestadores de serviços entendam melhor essa relação de consumo”, explica a coordenadora de Qualificação, Formalização e Fiscalização da Setur, Lara Santos.
A Central do Turismo terá, também, o apoio de guias de turismo falantes de outras línguas para o suporte dos visitantes estrangeiros durante a feira e a participação de empresas de diferentes municípios, como Santana, Serra do Navio e Macapá, para apresentar seus produtos e roteiros turísticos.
“Nossa intenção é a de valorizar, claro, as empresas receptivas que oferecem passeios e serviços no estado. Elas vão mostrar desde o roteiro de saída de Macapá até os detalhes da chegada ao destino”, afirma Lara Santos.
Outro destaque do espaço é o Cadastur, sistema de cadastro do Ministério do Turismo que certifica empresas e profissionais do setor, garantindo maior segurança e credibilidade aos consumidores.
No estande da Setur, os prestadores de serviço podem buscar informações sobre o processo de registro, realizar atualizações cadastrais e esclarecer dúvidas sobre a obrigatoriedade e os benefícios do programa, fortalecendo a formalização e a qualidade do turismo no estado.

A maior Expofeira de todos os tempos. Pra movimentar o Amapá!
Com o tema "Amazônia Sustentável e Desenvolvida", a 54ª Expofeira do Amapá iniciou neste sábado, 30, e segue até 7 de setembro. Realizado pelo Governo do Estado e a Associação dos Músicos e Compositores (AMCAP), o evento é a maior edição da história, com uma área 46% maior que no ano passado. Com cerca de 482 empresas expositoras, a maior vitrine de negócios e oportunidades da Amazônia marca a geração histórica de 100.870 mil empregos formais no estado. São 20.637 mil novos empregados desde janeiro de 2023, um crescimento de 25% em dois anos e sete meses de gestão. Além disso, a 54ª Expofeira deve movimentar, em média, mais de R$ 600 milhões em negócios, impulsionando setores como agronegócio, energia limpa e empreendedorismo popular.
A programação é diversa, com mais de 500 atrações culturais, incluindo um Espaço Gastronômico, um Parque de Diversões e eventos esportivos. Para garantir a segurança dos visitantes, o efetivo foi reforçado em 35%. Além disso, estratégias de atendimento de urgência e emergência também são ampliadas. A feira sedia ainda a 1ª ExpoAmazônia, em preparação do Amapá para a COP30 com destaque ao potencial do estado no desenvolvimento sustentável e economia verde.
Com apoio cultural do presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre, e da Cervejaria Império, a programação também recebe shows nacionais gratuitos ao público. No line-up, foram confirmados artistas como Ivete Sangalo; Alexandre Pires; as duplas sertaneja Henrique & Juliano e Jorge & Mateus; Xand Avião, Manu Bahtidão; Léo Foguete; Cassiane e Maria Marçal. Além das bandas de forró Calcinha Preta e Limão com Mel; a banda de rock cristão Rosa de Saron; e o “Festival das Aparelhagens” com nove grupos do Amapá na Arena das Rainhas.
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!