‘Ele não tem mais medo, pode sorrir tranquilo', diz mãe de menino que ganhou tratamento no programa Mais Sorriso, do Governo do Amapá
Danielle Costa pediu atendimento para o filho, Samuel, durante uma visita do governador Clécio Luís à Travessa Gonzaguinha, contemplada com obras do "Ponte Firme".

O sorriso de Samuel Costa, de 10 anos, começou a ganhar novos contornos ao iniciar o tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Macapá. O atendimento foi possível após um pedido especial feito pela mãe do garoto, Danielle Costa, durante uma visita do governador Clécio Luís à Travessa Gonzaguinha, no bairro Universidade, ao acompanhar as obras do programa "Ponte Firme".

Na ocasião, a mãe, emocionada, abordou o governador e contou sobre a dificuldade de conseguir atendimento para o filho, que já sofria com problemas na arcada dentária e precisava de um tratamento especializado. Sensível ao relato, o gestor pediu apoio imediato à cirurgiã-dentista e primeira-dama, Priscilla Flores, coordenadora do programa Mais Sorriso.
Na última sexta-feira, 30, Danielle levou Samuel ao CEO e não conteve a emoção ao saber que o filho receberia acompanhamento completo pelo Mais Sorriso e teria a oportunidade de mastigar melhor e recuperar a autoestima.
“Meu filho foi muito bem tratado no CEO pelo Mais Sorriso. Estou feliz por ver que ele não tem mais medo, que agora pode sorrir tranquilo", disse a mãe, que também necessita de atendimento odontológico, mas, devido à gravidez de 8 meses, precisará aguardar para dar início aos cuidados.

Acompanhado da mãe, o menino chegou animado ao CEO e foi atendido pela odontopediatra, Izabella Góes. Demonstrando coragem, confiança e gratidão, antes de iniciar o tratamento, fez questão de dá um abraço acolhedor na profissional.
"Realizamos extrações, restaurações e profilaxia, tudo dentro do que está ao nosso alcance para devolver a saúde bucal do Samuel. Ele tinha uma anomalia na arcada chamada dente supranumerário e HMI, conhecida popularmente como 'dentes encavalados', sobrepostos aos dentes de leite — muito embora bem cuidados. Agora, ele fará acompanhamento periódico, a cada três meses, para manter o sorrisão em dia", explicou a profissional.

O diretor do CEO, George Araújo, destacou que, assim como para Samuel, o espaço está aberto para receber todos os cidadãos com necessidades odontológicas, disponibilizando inclusive próteses dentárias.
“Nosso papel é acolher. Qualquer pessoa pode ter acesso ao atendimento especializado, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde, receber o encaminhamento e se dirigir até o CEO. Aqui, todos são tratados com igualdade e cuidado", reforçou o diretor.
Mais Sorriso
O programa Mais Sorriso é um compromisso do Plano de Governo, lançado em 2023, criado para reorganizar e ampliar as intervenções em saúde bucal na rede estadual de saúde, chegando às comunidades mais distantes como ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Ao alinhar as ações com o programa Brasil Sorridente, o Mais Sorriso demonstra colaboração eficiente entre os níveis federal e estadual da saúde pública.
A experiência de Samuel simboliza o alcance de uma política pública que une saúde e dignidade. Para a mãe, é também um alívio. “Agora sei que ele vai ter acompanhamento, que o tratamento vai continuar. É uma nova fase para ele e para mim”, completou Danielle.
Com histórias como a do garoto, o Mais Sorriso mostra que o investimento em saúde bucal vai além de procedimentos: é também sobre acolhimento, autoestima e futuro.

Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.
Siga o canal do Governo do Amapá no WhatsApp e receba notícias em primeira mão!